Segurança Reforçada em Belém para a COP30
A cidade de Belém (PA) intensificou suas medidas de segurança nesta quinta-feira (6) em preparação para a realização da COP30. A capital paraense implementou um esquema de proteção abrangente, com a presença de mais de 160 delegações internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prefeitura decretou feriado e suspendeu as atividades escolares para otimizar a segurança e facilitar a mobilidade durante o evento.
O planejamento inclui bloqueios em áreas estratégicas e monitoramento constante por diversas forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Civil e Forças Armadas. A atuação coordenada visa garantir a segurança do encontro internacional e do trânsito na cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zonas de Controle Aéreo
A Força Aérea Brasileira (FAB) estabeleceu um sistema de três zonas de controle aéreo. A zona branca, localizada a maior distância do Parque da Cidade – local central da COP30 –, mantém o espaço aéreo aberto. A zona amarela restringe o uso de drones, enquanto a zona vermelha impõe uma restrição total para todas as aeronaves.
Restrições e Núcleo de Supressão
Dentro da zona vermelha, um núcleo de supressão com proibição absoluta de qualquer tipo de dispositivo aéreo será implementado. Cerca de 3 mil militares da FAB estarão envolvidos na operação, que se estenderá até a próxima semana. O controle de acesso é rigoroso, com entrada permitida apenas para quem possui credencial emitida pela ONU para a COP30 ou pelo governo brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Equilíbrio entre Evento e Rotina
As autoridades buscam equilibrar a realização da COP30 com o funcionamento normal da cidade, permitindo que os moradores mantenham suas rotinas diárias, apesar das restrições necessárias. A informação sobre o evento é fruto de apuração e checagem por jornalistas da CNN Brasil, com revisão da equipe de jornalismo.
