Neste sábado ocorreu a estreia do JP Sustentável Especial COP30. No primeiro episódio, o programa abordou o futuro do licenciamento ambiental no Brasil, um tema que recebeu destaque internacional em razão das vésperas da Conferência do Clima da ONU, a ser realizada em Belém, no Pará, em novembro. Parlamentares já apresentaram mais de 800 emendas à medida provisória do governo, enquanto a bancada ruralista tenta derrubar os vetos presidenciais. Especialistas analisaram o impacto desse impasse na política ambiental do país e as consequências tanto para o meio ambiente quanto para a judicialização de mudanças na legislação.
Carlos Bocuhy, presidente do Proam – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental e o advogado especialista em direito ambiental, Arthur Atavila Casadei, avaliaram como a nova lei gerou conflitos políticos e o que está em jogo neste ano em que o Brasil almeja a liderança mundial na transição energética do planeta. Cientistas internacionais alertam que o aquecimento global pode causar a destruição permanente de biomas essenciais para o equilíbrio ambiental e climático do mundo, como a Floresta Amazônica que regula o regime de chuvas de diversos países, incluindo o Brasil.
O JP Sustentável Especial COP30 será exibido todos os sábados, às 10h da manhã. Os melhores “momentos” serão divulgados no último bloco dentro do Jornal da Manhã, na Jovem Pan News.
Verifique o programa na íntegra.
Fonte por: Jovem Pan