Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. ESG
  3. Cooperação Sino-Brasileira Inova na Recuperação de Solos e Preservação da Amazônia

Cooperação Sino-Brasileira Inova na Recuperação de Solos e Preservação da Amazônia

Brasil e China unem forças em projetos inovadores para recuperar solos degradados na Amazônia e Mata Atlântica, com foco em sustentabilidade e redução do impacto ambiental

Por: redacao

05/11/2025 18:20

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Desde 2023, Brasil e China estão implementando dois projetos conjuntos com foco na restauração de solos degradados e na criação de modelos agrícolas sustentáveis. Liderados pela Universidade de Hohai (China), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e mais de dez instituições e empresas de ambos os países, os projetos visam a recuperação de terras agrícolas exauridas e a redução da pressão sobre as florestas tropicais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro projeto, denominado Projeto de Cooperação Internacional China-Brasil para Recuperação de Solos Degradados e Proteção da Floresta Amazônica, e o segundo, Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Mata Atlântica e Proteção Florestal, concentram-se na revitalização de terras agrícolas e na diminuição do impacto ambiental da produção agrícola.

Inicialmente, a equipe de pesquisa identificou o uso do método de “corte e queima” como uma prática comum na região. Essa técnica, que envolve a derrubada e queima da vegetação durante a seca para utilizar as cinzas como adubo, causa a destruição da cobertura vegetal, libera grandes quantidades de dióxido de carbono e reduz rapidamente a fertilidade do solo, forçando o deslocamento constante para novas áreas.

Para solucionar essa questão, a equipe selecionou culturas locais, como mandioca e açaí, avaliando a possibilidade de cultivar e recuperar o solo simultaneamente.

Os resultados iniciais indicam que é possível manter a produtividade sem a necessidade de abrir novas áreas. A produção aumentou entre 30% e 190%, a perda de microagregados diminuiu em 90% e a perda de nutrientes foi reduzida em até 82%. Segundo Chen Lihua, da Universidade de Hohai, o cultivo contínuo pode ser sustentável, mantendo a fertilidade do solo após a primeira colheita.

Leia também:

São Sebastião conquista “Oscar do Turismo” com destaque para avistamento de baleias

São Sebastião conquista “Oscar do Turismo” com destaque para avistamento de baleias

Ministério lança Estratégia Nacional de Biodiversidade 2025-2030 com metas ousadas

Ministério lança Estratégia Nacional de Biodiversidade 2025-2030 com metas ousadas

Indústria da Moda Urge Ações Climáticas na COP30: Novo Pacto Exigido

Indústria da Moda Urge Ações Climáticas na COP30: Novo Pacto Exigido

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a comprovação dos resultados, o grupo iniciou o Projeto de Industrialização de Produtos de Recuperação de Solos na Amazônia, introduzindo tecnologias chinesas de fermentação de resíduos orgânicos e equipamentos para produzir fertilizantes específicos para solos tropicais.

O objetivo é reduzir custos e facilitar o acesso dos agricultores a insumos mais eficientes. Herdjania Veras, ex-reitora da UFRA, destaca que essa adaptação fortalece a agricultura sustentável e contribui para a conservação da floresta.

Outro componente do programa é o desenvolvimento de sistemas de irrigação solar, adequados ao clima amazônico, marcado por longos períodos de chuva e estiagem. A tecnologia, criada pela Universidade de Hohai em parceria com instituições brasileiras e empresas chinesas, garante a irrigação mesmo na seca, ampliando a produtividade e a renda das famílias.

A cooperação sino-brasileira reforça a integração entre países do Sul Global no combate às mudanças climáticas. As ações conjuntas demonstram que a inovação tecnológica e a colaboração internacional podem alinhar o aumento de renda, a recuperação de ecossistemas e a preservação ambiental. Com esses esforços, a Amazônia pode continuar exercendo sua função vital como um dos principais reservatórios de biodiversidade e regulação climática do planeta, uma meta compartilhada por brasileiros e chineses em prol da sustentabilidade global.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Agricultura SustentávelAmazôniaChina BrasilRecuperação De Solos Degradados
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Economia

Aneel aprova tarifa de repasse de energia de Itaipu para 2026 em US$ 17,66/mês

09/12/2025 12:00 | 1 min de leitura

● Liderança Jovem: Resiliência e Gratidão para Resultados em Ambientes de Alta Performance

09/12/2025 12:01 | 1 min de leitura

● Ministro Fachin Propõe Código de Conduta Interno no STF

09/12/2025 12:06 | 1 min de leitura

● Naufrágio do Antigo Egito: Thalamagos Revela Segredos de Alexandria

09/12/2025 15:18 | 1 min de leitura

● Governo Lula Simplifica CNH: Reforma com 80% de Desconto

09/12/2025 13:32 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!