Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. Construtora Mota-Engil conquista o licitação do túnel Santos–Guarujá, maior empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Construtora Mota-Engil conquista o licitação do túnel Santos–Guarujá, maior empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Empresa brasileira obteve vitória em disputa com a espanhola Acciona, estabelecendo pagamento público anual de R$ 436,10 milhões; decisão foi tomada na …

Por: redacao

05/09/2025 17:16

3 min de leitura

SP - LITORAL PAULISTA/EMBARCAÇÕES/TRAVESSIA - GERAL - Embarcaçõe...
▼

A Mota-Engil, em parceria com a CCCC, garantiu a construção e operação, por 30 anos, do primeiro túnel imerso do Brasil, que conectará Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo. A vitória foi definida na B3, em São Paulo, com uma contrapartida pública anual de R$ 436,10 milhões, um ajuste de 0,5% em relação ao valor máximo estabelecido no edital, que era de R$ 438,30 milhões. A Acciona não ofereceu qualquer redução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto é a principal obra do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e traz um investimento estimado de R$ 6,8 bilhões, dos quais R$ 5,14 bilhões serão compartilhados entre os governos federal e paulista, enquanto R$ 1,66 bilhão ficará sob responsabilidade da concessionária. A modalidade utilizada será a Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada, na qual a empresa terá o direito de arrecadar os pedágios e receber contrapartidas financeiras pagas pelo governo paulista. A tarifa estabelecida é de R$ 6,15 para automóveis, R$ 3,07 para motocicletas e R$ 18,35 para ônibus e caminhões. Após os 30 anos de concessão, a administração do túnel será transferida para a Autoridade Portuária de Santos.

A construção deve iniciar em 2026 e finalizar até 2030. Com aproximadamente 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros serão submersos, o túnel terá três faixas por sentido e poderá ser utilizado por veículos de passeio, ônibus, pedestres, caminhões e bicicletas. A previsão é oferecer uma alternativa mais rápida e segura às balsas que transportam atualmente cerca de 78 mil pessoas por dia entre as cidades. O sistema será construído com módulos pré-fabricados em um dique seco no Guarujá. Após testados, esses blocos de concreto serão rebocados até o local, afundados de forma controlada e encaixados no leito do canal, sendo cobertos por camadas de areia e pedras para assegurar a proteção da estrutura.

A licitação foi adiada de agosto para setembro devido ao interesse de empresas estrangeiras e após a intervenção do ministro do TCU, Bruno Dantas, que solucionou conflitos entre o governo federal, o governo paulista e a Autoridade Portuária. Houve tentativas de suspensão por parte do Ministério Público junto ao TCU, que questionava suposto favorecimento a concorrentes estrangeiros, mas o pedido foi rejeitado. O BNDES declarou não ter recebido solicitação de financiamento para o projeto. Já construtoras brasileiras relataram dificuldades para conseguir crédito e desistiram da participação, como Odebrecht e Andrade Gutierrez.

Apesar do financiamento conjunto, a gestão do processo ficou a cargo do governo paulista, o que intensificou o aspecto político da empreitada. No lançamento do edital, em fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Tarcísio de Freitas trocaram elogios e enfatizaram a relevância da colaboração. Contudo, desde então, os dois voltaram a criticar-se publicamente. Na sexta-feira, Lula não participou do leilão e foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Leia também:

PL da Dosimetria: Redução de Penas em Caso de 8 de Janeiro com Bolsonaro

PL da Dosimetria: Redução de Penas em Caso de 8 de Janeiro com Bolsonaro

Meteoro Surpreende Moradores no Nordeste: Fenômeno Luminoso Causa Alerta

Meteoro Surpreende Moradores no Nordeste: Fenômeno Luminoso Causa Alerta

Relator propõe referendo sobre redução da maioridade penal e perda de direitos

Relator propõe referendo sobre redução da maioridade penal e perda de direitos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A formalização do contrato possibilitará que a concessionária inicie os preparativos para construir o dique seco e dar início a uma obra planejada há quase um século, que promete alterar a mobilidade na região e facilitar o acesso ao maior porto do país.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Construtora Mota-EngilPACParceria Público-PrivadaPPPtúnel Santos-Guarujá
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Justiça

Bolsonaro Busca Regime Domiciliar Após Cirurgias e Problemas de Saúde no Supremo

10/12/2025 4:37 | 1 min de leitura

● CVM prorroga Regime Fácil para abertura de capital de empresas na B3

10/12/2025 3:46 | 2 min de leitura

● Eclipse Solar Total 2027: Rota e Duração Surpreendem Mundo!

10/12/2025 6:29 | 1 min de leitura

● Prefeitura Suspende Rodízio em SP: Medida Vale para Fim de Ano e Férias

10/12/2025 3:52 | 2 min de leitura

● Guerreiras do K-Pop: Animação Eleita Melhor Estreia pela Time em 2025

10/12/2025 3:57 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!