Entidade não participa da premiação e anúncio não afeta a vitória da líder da oposição a Maduro. Leia no Poder360.
O Conselho Norueguês da Paz anunciou, na sexta-feira (24.out.2025), que não realizará o tradicional cortejo com tochas em Oslo, que acontece sempre no dia da entrega do Prêmio Nobel da Paz. A decisão ocorre devido à discordância da entidade com a escolha do laureado deste ano, a venezuelana María Corina Machado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A organização, que reúne 17 organizações pacifistas norueguesas, justificou a medida afirmando que não acredita que a premiada esteja alinhada com os valores fundamentais do conselho.
A entidade ressaltou que, apesar de não fazer parte da equipe do Nobel, a decisão é necessária para manter a fidelidade aos seus próprios princípios e ao amplo movimento pela paz que representa.
Eline H. Lorentzen, presidente do Conselho Norueguês da Paz, declarou que a decisão foi “difícil, mas necessária”, enfatizando o respeito pelo Comitê do Nobel e pelo Prêmio Nobel da Paz como instituição.
A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, de 58 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2025. A escolha foi motivada pelo seu trabalho em defesa dos direitos democráticos do povo venezuelano e pela luta por uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maria Corina receberá 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões) como parte do prêmio.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!