Conselho de Ética da Câmara Investiga Motim no Plenário: Quem Será Suspenso?

Conselho de Ética investiga tumulto na Câmara! Polon, Van Hattem e Trovão sob suspeita. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Conselho de Ética da Câmara Retoma Oitivas Sobre Motim no Plenário

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados retomará suas atividades no início do ano, com foco na análise de processos disciplinares contra parlamentares que participaram de um incidente no plenário da Casa. A primeira reunião do colegiado, agendada para terça-feira (3), terá como pauta a retomada das oitivas sobre os processos contra Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa ocorre em um contexto de avaliação da conduta dos parlamentares durante o bloqueio do plenário, que durou mais de 30 horas, após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A Mesa Diretora da Câmara havia encaminhado as representações disciplinares, seguindo recomendação do corregedor da Casa, deputado Diego Coronel (PSD-BA).

Os três deputados são acusados de obstrução à cadeira do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em cada caso, a solicitação é a suspensão temporária do mandato por 30 dias. Marcos Pollon, além das acusações contra o presidente da Câmara, também enfrenta uma segunda representação, com pedido de suspensão por 90 dias, devido a declarações consideradas difamatórias contra Hugo Motta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra pauta da reunião, marcada para quarta-feira (4), é a análise de uma representação contra o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que liderou a bancada petista no ano passado. O partido Novo é o autor da representação, alegando que Farias teria tentado intimidar e censurar Marcel van Hattem, além de ameaçar sua imunidade parlamentar.

Inicialmente, o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), que era o relator do processo contra Lindbergh no Conselho de Ética, votou a favor do avanço da ação. No entanto, na última semana, Rodolfo apresentou uma complementação de voto, recomendando o arquivamento da representação contra o petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O parecer ainda precisa ser votado pelo colegiado.

Sair da versão mobile