River Plate busca Assunção, no Paraguai, como alternativa para a partida. A final da Copa Sul-Americana será sediada em 22 de novembro.
A pouco mais de um mês da final da Copa Libertadores, o Peru enfrenta um período de instabilidade política. O presidente recém-empossado, José Jerí, decretou estado de emergência em Lima e na cidade vizinha de Callao por 30 dias. A medida visa conter uma onda de violência que tem afetado a capital peruana. A Conmebol, por sua vez, monitora de perto a situação, mantendo a data prevista para a final no Estádio Monumental, mas em contato constante com as autoridades locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Palmeiras e Flamengo são os dois clubes brasileiros ainda vivos na competição. Recentemente, representantes da Conmebol se reuniram com os presidentes Leila Pereira (Palmeiras) e Luiz Eduardo Baptista (Flamengo), além de representantes de LDU e Racing, que também disputam a semifinal. A reunião ocorreu na sede da entidade em Luque, no Paraguai.
O estado de emergência, declarado uma semana antes do término do período da final, permite que o governo peruano utilize as Forças Armadas para patrulhar as ruas e restringa direitos civis, como a reunião e a inviolabilidade do domicílio. Essa medida foi tomada em meio à crise política desencadeada pela destituição da presidente Dina Boluarte, em 10 de outubro, sob a acusação de “incapacidade moral”.
Caso a Conmebol decida alterar o local da final, Assunção, no Paraguai, surge como uma alternativa. A cidade já sediará a final da Copa Sul-Americana em 22 de novembro. Em 2019, a entidade também precisou transferir a final entre Flamengo e River Plate, que originalmente seria sediada em Santiago, no Chile, para Lima, devido a protestos.
Nas semifinais, o Flamengo enfrenta o Racing nesta quarta-feira (22) no Maracanã, no jogo de ida. O Palmeiras visita a LDU em Quito, na quinta-feira (23). As partidas de volta ocorrerão nos dias 29 e 30 de outubro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.