Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Congresso aprova marco legal rigoroso contra crime organizado

Congresso aprova marco legal rigoroso contra crime organizado

Congresso Nacional aprova substitutivo ao PL 5582/25, estabelecendo novo marco legal contra crime organizado. O projeto, com 370 votos favoráveis e 110 contrários, impõe sanções severas e cria o crime de “domínio social estruturado”, com pena de 20 a 40 anos

Por: redacao

19/11/2025 9:14

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Marco Legal Rigoroso Contra o Crime Organizado Aprovado no Congresso

O Congresso Nacional aprovou na noite de terça-feira (18) o substitutivo ao Projeto de Lei 5582/25, estabelecendo um novo e rigoroso marco legal para o combate ao crime organizado e às milícias. Com um placar de 370 votos a favor e 110 contrários, o texto relatado pelo deputado federal do PP-SP impõe sanções mais severas do que a legislação atual e cria mecanismos para asfixiar financeiramente as facções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A votação representou uma derrota política para o governo federal, que orientou contra o texto do relator por preferir a versão original enviada pelo Executivo.

Novo Crime: Domínio Social Estruturado

O ponto central da proposta é a criação de um novo tipo penal chamado “domínio social estruturado”. Ele se aplica quando grupos criminosos – sejam facções, milícias ou paramilitares – utilizam violência ou grave ameaça para controlar territórios, a economia local ou coagir a população.

A pena prevista é de 20 a 40 anos de reclusão. As condutas que caracterizam este crime incluem o bloqueio de vias (barricadas), a imposição de taxas comerciais, ataques a infraestruturas essenciais (como portos, aeroportos, hospitais e redes de energia), o uso de “escudos humanos” em assaltos a bancos (novo cangaço) e a restrição da circulação de pessoas.

Leia também:

Lula Aprova 99% das Propostas no Congresso e Isenção de Imposto

Lula Aprova 99% das Propostas no Congresso e Isenção de Imposto

Hugo Motta decide: Câmara analisa cassação de Bolsonaro, Ramagem e outros MPs!

Hugo Motta decide: Câmara analisa cassação de Bolsonaro, Ramagem e outros MPs!

Alexandre de Moraes Solta Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, em Caso Polêmico

Alexandre de Moraes Solta Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, em Caso Polêmico

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, quem não integrar a facção diretamente, mas praticar essas condutas, também poderá ser punido com penas de 12 a 30 anos.

Punição para Quem Apoia (‘Favorecimento’)

O texto fecha o cerco contra quem colabora com o crime organizado, criando o crime de favorecimento ao domínio social. A pena será de 12 a 20 anos de reclusão. Enquadram-se neste crime condutas como: fundar ou financiar a organização; dar abrigo a criminosos ou esconder armas e explosivos; fornecer informações privilegiadas ou distribuir mensagens de incentivo aos crimes; usar falsamente o nome de uma facção para intimidar terceiros.

Endurecimento na Progressão de Pena

Uma das mudanças mais impactantes é a alteração na Lei de Crimes Hediondos. O projeto torna muito mais difícil para o condenado sair do regime fechado para o semiaberto. Atualmente, a progressão pode ocorrer com o cumprimento de 40% a 50% da pena em casos hediondos.

Pelo novo texto: Réu primário: Deverá cumprir 70% da pena em regime fechado; Reincidente: Deverá cumprir 80%; Reincidente com crime resultando em morte: Deverá cumprir 85%; Lideranças: Condenados por exercer comando de organização criminosa terão que cumprir 75% da pena e não terão direito a liberdade condicional; Essa regra de 75% também foi estendida para condenados por feminicídio.

Além disso, condenados por esses crimes perdem o direito a fiança, anistia, graça, indulto e auxílio-reclusão.

Asfixia Financeira e Apreensão de Bens

Para enfraquecer o poder econômico das facções, o projeto permite a apreensão prévia de bens (como dinheiro, imóveis e criptoativos) logo na fase de investigação, mediante autorização judicial, sem a necessidade de esperar o fim do processo (trânsito em julgado).

Empresas na mira: Foi aprovada uma emenda que suspende por 180 dias o CNPJ de empresas criadas para receptação de cargas roubadas. Em caso de reincidência, os sócios podem ser proibidos de exercer comércio por cinco anos; Destino do dinheiro: Os recursos confiscados serão direcionados ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Isolamento de Líderes e Fim do Voto

O texto determina que criminosos identificados como líderes ou chefes de facções deverão cumprir pena obrigatoriamente em presídios federais de segurança máxima. Outra novidade aprovada em plenário foi a proibição do alistamento eleitoral para presos provisórios.

Se o detento já possuir título de eleitor, o documento será cancelado, impedindo que ele vote enquanto estiver sob custódia, uma medida que gerou debate entre a oposição e o governo.

Contexto Político

A aprovação do substitutivo de Derrite expôs divergências entre o Planalto e o Congresso. O governo federal argumentava que o texto original era tecnicamente superior e temia a retirada de autonomia da — ponto que foi ajustado na versão final para manter as competências da corporação.

No entanto, partidos da base aliada, como PSB e PDT, dividiram-se, com diversos deputados votando a favor do endurecimento das penas, contrariando a orientação governista.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Domínio Social EstruturadoFavorecimento Crime OrganizadoLegislação Crime OrganizadoPenas Crime Organizado
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Infográficos

Tarcísio Lidera em Paraná e Garante 2º Turno na Disputa do Palácio Bandeirantes

10/12/2025 7:09 | 1 min de leitura

● Paralisação de ônibus em SP: Prefeitura e Sindicato buscam solução para greve

10/12/2025 4:22 | 1 min de leitura

● Zendaya e Robert Pattinson estrela novo filme: "The Drama" chega em abril!

10/12/2025 4:30 | 1 min de leitura

● TCU Questiona Leilão do Superterminal em Santos: Operadoras Buscam Justiça

10/12/2025 4:33 | 3 min de leitura

● Bolsonaro Busca Regime Domiciliar Após Cirurgias e Problemas de Saúde no Supremo

10/12/2025 4:37 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!