ICC FGV dispara para 1,0 ponto, atingindo 88,5 pontos em alta.
A confiança dos consumidores brasileiros apresentou um avanço significativo em outubro, registrando alta pela segunda vez consecutiva, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (27) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV alcançou 88,5 pontos, representando um aumento de 1,0 ponto no mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A segunda alta consecutiva da confiança do consumidor consolida a trajetória de recuperação gradual do indicador, iniciada em março de 2025, após as perdas incorridas no fim do ano passado”, afirmou Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, em nota oficial.
Além disso, o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE) também registraram alta de 1,0 ponto, atingindo 83,0 e 92,8 pontos, respectivamente.
O indicador de situação econômica local atual avançou 2,3 pontos, para 95,5 pontos, enquanto o indicador de situação econômica local futura subiu 2,3 pontos, para 106,9 pontos – o maior nível desde outubro de 2024 (107,2 pontos).
“O quadro do mês sinaliza um consumidor menos pessimista, dada a manutenção do emprego e da renda junto a uma trajetória de queda da inflação nos últimos meses. Por outro lado, os níveis de inadimplência e a alta taxa de juros comprometem uma melhora mais robusta da confiança”, complementou Gouveia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco Central manteve a taxa básica de juros em 15%, indicando um novo estágio da política monetária com a Selic inalterada por longo período, visando alcançar a meta de inflação.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!