Queda na Confiança da Indústria Brasileira Registra 7 Meses de Declínio
A confiança da indústria brasileira apresentou uma retração de 7 meses em 2025, conforme revelado pela Sondagem da Indústria do FGV Ibre, divulgada na quarta-feira, 29 de outubro de 2025. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou uma queda de 0,7 ponto em outubro, atingindo 89,8 pontos, o nível mais baixo desde o início da pandemia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa tendência reflete um cenário de pessimismo e desaceleração na atividade industrial.
A análise do FGV Ibre indica que o recuo do indicador reforça o quadro adverso enfrentado pelo setor no segundo semestre do ano. Um fator de preocupação central é o elevado nível de estoques, que permanece acima do ideal em diversos segmentos da indústria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre, destacou que, apesar da redução da incerteza e do mercado de trabalho aquecido, a indústria ainda não demonstra sinais claros de recuperação da demanda.
O Índice da Situação Atual (ISA) também diminuiu 0,8 ponto, atingindo 94,2, e o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,7 ponto, chegando a 85,4 – o menor patamar desde junho de 2020. A retração foi observada em 7 dos 19 segmentos pesquisados. O componente de maior influência negativa foi a avaliação da situação atual dos negócios, que apresentou uma queda de 2 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Outros indicadores também mostraram sinais de cautela. O nível de estoques atingiu 106,4 pontos, o maior valor desde novembro de 2023, e o nível de utilização da capacidade instalada caiu 0,7 ponto percentual, para 81,9%. As expectativas de produção prevista e otimismo para os próximos seis meses também diminuíram.
A expectativa de emprego permaneceu estável.
Os dados, coletados entre 1º e 24 de outubro, revelam um setor industrial que mantém uma postura cautelosa, diante de um cenário macroeconômico complexo e da ausência de sinais robustos de reativação da demanda no final de 2025.
