Safra de cana-de-açúcar no Brasil deve cair 0,35% em 2025/26, aponta a Conab. Desafios climáticos e escassez hídrica impactam produção no centro-sul.
A safra de cana-de-açúcar do Brasil para o período de 2025/26 foi estimada em 666,45 milhões de toneladas, apresentando uma diminuição de 0,35% em relação à projeção anterior, divulgada em agosto. Essa redução é atribuída a desafios climáticos que impactam a colheita, especialmente na região do centro-sul brasileiro, conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A safra de cana do centro-sul, responsável pela maior parte da produção nacional, teve sua estimativa revisada para 607,4 milhões de toneladas, com uma queda de 0,39% em comparação com a projeção anterior. A Conab destaca que condições climáticas adversas, incluindo escassez hídrica, chuvas irregulares e temperaturas elevadas, influenciaram negativamente a produção de cana durante o desenvolvimento das lavouras, principalmente no centro-sul em 2024 e parte de 2025.
A Conab prevê uma redução de 1,6% no total de produção nacional para o ciclo 2025/26 e uma queda de 1,8% no centro-sul. A área de colheita deverá atingir 8,97 milhões de hectares, um aumento de 2,4% em relação ao ciclo anterior. No entanto, a produtividade média projetada é de 74.259 kg/ha, uma diminuição de 3,8%.
A estimativa para a safra do Norte/Nordeste é de 59 milhões de toneladas, representando um crescimento de 1,1% em relação à safra passada. A Conab elevou a projeção de produção de açúcar para o centro-sul e para o Brasil, para 41,34 milhões e 45,02 milhões de toneladas, respectivamente.
Em relação ao etanol, a Conab manteve a previsão de produção total de etanol (de cana e milho) no centro-sul em 33,5 bilhões de litros, o que representa uma queda de 4,1% em comparação com o ciclo anterior. A produção brasileira total foi prevista em 36,16 bilhões de litros, ante 35,74 bilhões na previsão anterior, com um recuo anual de 2,8%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aumento na produção de etanol só não será maior devido à maior disponibilidade de cana na safra atual.
A Conab projeta um crescimento de 22,6% na produção de etanol a partir do milho para a safra 2025/26, para 9,6 bilhões de litros, à medida que novos projetos e ampliações entram em operação.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!