Projeto piloto autoriza carros por aplicativo no transporte de animais de estimação.
A Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados realizará, nesta quarta-feira (22), a votação de um projeto de lei que obriga empresas de locomoção por aplicativos a transportar animais de estimação, como cães e gatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os deputados Bruno Ganem (Podemos-SP) e Raimundo Costa (Podemos-BA) são os autores do texto. O projeto também estabelece que as plataformas não podem cobrar valores adicionais para o embarque dos animais.
As empresas poderão definir condições e limites para o novo serviço, considerando o modelo dos veículos. Após a votação na Comissão de Viação e Transporte, o projeto será encaminhado à Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para análise.
Em caso de descumprimento da lei, as empresas de aplicativos de mobilidade urbana estarão sujeitas às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, incluindo a suspensão do serviço em todo o território nacional.
O objetivo do projeto é reduzir os problemas e transportes inadequados de animais de estimação em veículos de aplicativos, promovendo o bem-estar e a proteção dos animais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto inclui regras específicas para o transporte de cães e gatos, determinando que cães de pequeno, médio e grande porte devem ser transportados no banco traseiro e presos por peitorais ao sistema de segurança dos veículos. Já os gatos devem embarcar em caixas de transporte apropriadas para animais. Outras espécies também estão sujeitas às mesmas regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.