Comando Vermelho Expande-se: Rio de Janeiro se Torna Centro de Treinamento Nacional

Rio de Janeiro se torna centro de treinamento do Comando Vermelho, que expande sua influência para outros estados do Brasil. Operação Contenção prende 113 criminosos e neutraliza 117 narcoterroristas

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Expansão do Comando Vermelho: Rio de Janeiro se Torna Centro de Treinamento Nacional

O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, informou que o Estado está “exportando o modelo criminoso” do Comando Vermelho para outras regiões do país. Segundo ele, o Rio se tornou um centro de formação e treinamento de integrantes de facções que atuam em diferentes Estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação Contenção resultou na prisão de 113 pessoas e na morte de 117 criminosos.

“Criminosos vêm de fora, são treinados aqui e retornam aos seus Estados para replicar a cultura da facção”, declarou Felipe Curi durante entrevista a jornalistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Complexos da Penha e do Alemão: Quartel-General Nacional

O secretário afirmou que os complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio, funcionam como uma espécie de quartel-general nacional da facção. Nesses locais, segundo ele, são realizados treinamentos de tiro, táticas de guerrilha e manuseio de armamento, além de processos de recrutamento e formação de novos integrantes.

“Os complexos da Penha e do Alemão passaram a ser o QG do Comando Vermelho em nível nacional. É de lá que partem todas as ordens, decisões e diretrizes da facção para os outros Estados onde o grupo atua”, disse Felipe Curi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Fatores que Contribuem para a Expansão

O secretário detalhou que o fenômeno é resultado de restrições impostas às operações policiais nos últimos anos. “Essas limitações fortaleceram o crime organizado e transformaram algumas comunidades em bases de comando e expansão do tráfico para o restante do país”, declarou.

Ele comparou o avanço das facções ao processo de interiorização do tráfico após a criação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). “Assim como as UPPs espalharam o tráfico dentro do Rio, agora vemos a metástase nacional do crime. O modelo do Comando Vermelho está se reproduzindo em todo o Brasil”, afirmou.

Balanço da Operação Contenção

A operação Contenção resultou na prisão de 113 pessoas, incluindo 33 de outros Estados. Foram apreendidos 10 adolescentes e cumpridos cerca de 100 mandados de prisão. A operação também resultou na apreensão de 180 mandados de busca e apreensão. 117 indivíduos foram identificados como “narcoterroristas neutralizados”. Os suspeitos envolvidos em crimes graves, como homicídio, tráfico e roubo, totalizaram 78 indivíduos. A investigação identificou suspeitos de 8 Estados fora do Rio, incluindo Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo.

Entre os mortos na operação, estavam chefes do tráfico de diferentes Estados: PP (Pará), Oruan (Pará), Chico Rato (Manaus – AM), Gringo (Manaus – AM), DG (Bahia), FB (Bahia), Russo (Vitória – ES), Mazola (Feira de Santana – BA), Fernando Henrique dos Santos (Goiás) e Rodinha (Itaberaí – GO).

Segundo o secretário, pelo menos 1/3 dos presos na operação eram de outros Estados, confirmando alertas feitos há 5 anos sobre o Rio se tornar uma base operacional para o crime organizado nacional.

Sair da versão mobile