Cogna A (COGN3) dispara com lucro de R$ 191,6 milhões em 2025. Resultado ajustado sobe 664,6% e empresa projeta market share de 30% no novo ensino médio.
A Cogna A (COGN3) registrou um lucro líquido de R$ 191,6 milhões no terceiro trimestre de 2025, revertendo um prejuízo de R$ 29,12 milhões ocorrido no ano anterior. O resultado ajustado, que exclui efeitos não recorrentes, alcançou R$ 250,88 milhões, representando um aumento de 664,6% na comparação anual.
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Esse desempenho positivo demonstra a resiliência e o crescimento da empresa.
O EBITDA Recorrente do período foi de R$ 422,7 milhões, um aumento de 9,8% em relação ao mesmo período de 2024. A margem EBITDA Recorrente apresentou uma leve redução de 2,3 pontos percentuais, atingindo 27,7%. Esses números refletem a eficiência operacional e a gestão estratégica da companhia.
A receita líquida da Cogna cresceu 18,9% no ano, atingindo R$ 1,52 bilhões no terceiro trimestre de 2025, em comparação com R$ 1,28 bilhões no mesmo período de 2024. O segmento Kroton impulsionou esse crescimento, com uma receita líquida de R$ 1,13 bilhão, um aumento de 20,9% em relação ao ano anterior.
O crescimento da captação de alunos nas três principais frentes – Presencial (+17,9%), Kroton Med (+6,4%) e EAD (+6,4%) – resultou em um aumento total de 7,3% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O ticket médio também apresentou um aumento de 11,7% de julho a setembro de 2025, em relação ao mesmo período de 2024.
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A geração de caixa livre atingiu R$ 291,21 milhões, superando os R$ 300,12 milhões do trimestre anterior, representando um aumento de 3,1%. A dívida líquida da companhia foi reduzida em R$ 474 milhões em relação ao terceiro trimestre de 2024, devido ao constante crescimento da geração de caixa e às ações de gestão de ativos e passivos realizadas.
A empresa também realizou a recompra de ações por valor de mais de R$ 120 milhões, representando aproximadamente 4% do capital social.
A alavancagem da Cogna atingiu 1,11x no terceiro trimestre de 2025, a menor taxa em sete anos. A empresa espera um crescimento significativo no programa de livros do novo ensino médio, com uma projeção de aumento no market share para 30% no quarto trimestre.
A Vasta, empresa de educação básica, apresentou um crescimento de 14,3% nos ACVs (Contratos de Sistemas de Ensino), indicando uma perspectiva positiva para o futuro. A Saber, empresa de livros didáticos, teve um recuo de 8,2% devido ao impacto comparativo da venda da SRV Editora Ltda.
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