Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. CNU 2025: Segunda Fase Discursiva em Ação – Candidatos Participam!

CNU 2025: Segunda Fase Discursiva em Ação – Candidatos Participam!

CNU 2025: Fase Discursiva Começa com 42.499 Candidatos! A segunda fase do CNU 2025 avalia habilidades de escrita. Prova discursiva no domingo, 7, com horários e regras específicas. Consulte a lista de aprovados na Enap e FGV

Por: redacao

06/12/2025 9:04

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

CNU 2025: Segunda Fase Discursiva em Ação

A segunda fase do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 está prestes a começar, com foco na avaliação discursiva. A partir da conclusão da fase de perguntas objetivas, os candidatos serão avaliados em suas habilidades de escrita. A fase de avaliação discursiva será realizada no domingo, 7.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para esta fase, 42.499 candidatos foram selecionados. A lista de aprovados está disponível no edital da prova, divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os candidatos podem consultar a lista no site da FGV, que atualizou as informações no dia 1º de dezembro.

Horários e Requisitos Essenciais

Os horários da prova discursiva variam conforme o nível do cargo. Para cargos de nível superior, a prova será realizada das 13h às 16h (horário de Brasília). Já para cargos de nível intermediário, o horário será das 13h às 15h (BSB). É importante lembrar que os portões serão fechados às 12h30 (BSB), portanto, a chegada antecipada é recomendada.

Os candidatos devem levar os seguintes itens: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento de identificação com foto, comprovante de inscrição. Além disso, é permitido o consumo de alimentos e água em embalagens transparentes.

O Que Não Levar

Durante a prova, são proibidos itens como calculadoras, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos, dispositivos eletrônicos (smartphones, tablets, notebooks), relógios, lápis, lapiseiras, corretor líquido e borracha. Caso o candidato leve algum item proibido, ele deverá informar o fiscal antes do início da prova, que fornecerá uma embalagem lacrada para armazenar o item, liberado após o término da prova.

Leia também:

PL da Dosimetria: Redução de Penas em Caso de 8 de Janeiro com Bolsonaro

PL da Dosimetria: Redução de Penas em Caso de 8 de Janeiro com Bolsonaro

São Paulo: Chuvas e Ventos Causam Desabamentos e Preocupação na USP

São Paulo: Chuvas e Ventos Causam Desabamentos e Preocupação na USP

Linhas de Ônibus de SP em Pico com 13.800 Embarques na Madrugada

Linhas de Ônibus de SP em Pico com 13.800 Embarques na Madrugada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resultados e Critérios de Avaliação

O resultado preliminar e o espelho de correção serão divulgados em janeiro no site da FGV. A prova discursiva terá critérios de avaliação específicos para cada nível. Para cargos de nível superior, a prova será formada por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos.

Já para o nível intermediário, a prova será com uma redação dissertativa-argumentativa, valendo 30 pontos. Os textos devem ter até 30 linhas.

A prova discursiva terá dois critérios de avaliação. Na parte de conhecimentos específicos será considerada a capacidade do candidato utilizar conceitos, técnicas e práticas da área de conhecimento do tema. Serão avaliados pontos como compreensão e desenvolvimento da tese, além do conceito apresentado e pertinência ao assunto abordado.

Essa parte responde por 50% da nota total para o nível superior. Já o outro critério de avaliação será o domínio da língua portuguesa, que responde por 50% da nota para o nível superior e 100% para o nível intermediário. Neste critério, será avaliado o uso da língua portuguesa e a capacidade do candidato de utilizar a norma culta do idioma, respeitando ortografia, gramática e contexto textual.

Conclusão

A organização do Concurso Público Unificado esclarece que serão eliminados os candidatos que não comparecerem à prova, obtiverem nota zero na fase discursiva, descumprirem as regras de segurança ou não assinarem ou identificarem a folha de textos.

Quem quiser contestar o resultado preliminar da prova discursiva poderá interpor um recurso em até dois dias úteis após a divulgação do resultado.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Edital CnuProva Discursiva
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

● Câmara aprova PL da Dosimetria: redução de penas para casos 8 de Janeiro

10/12/2025 2:31 | 1 min de leitura

● TCU Questiona Leilão do Superterminal em Santos: Operadoras Buscam Justiça

10/12/2025 4:33 | 3 min de leitura

● Bolsonaro Busca Regime Domiciliar Após Cirurgias e Problemas de Saúde no Supremo

10/12/2025 4:37 | 1 min de leitura

● PLP 125/2022 Aprovado: Medida Urgente Contra Crime Organizado e Sonegação Fiscal

10/12/2025 6:08 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!