CNU 2025: Fase Discursiva Começa com 42.499 Candidatos! A segunda fase do CNU 2025 avalia habilidades de escrita. Prova discursiva no domingo, 7, com horários e regras específicas. Consulte a lista de aprovados na Enap e FGV
A segunda fase do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 está prestes a começar, com foco na avaliação discursiva. A partir da conclusão da fase de perguntas objetivas, os candidatos serão avaliados em suas habilidades de escrita. A fase de avaliação discursiva será realizada no domingo, 7.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para esta fase, 42.499 candidatos foram selecionados. A lista de aprovados está disponível no edital da prova, divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os candidatos podem consultar a lista no site da FGV, que atualizou as informações no dia 1º de dezembro.
Os horários da prova discursiva variam conforme o nível do cargo. Para cargos de nível superior, a prova será realizada das 13h às 16h (horário de Brasília). Já para cargos de nível intermediário, o horário será das 13h às 15h (BSB). É importante lembrar que os portões serão fechados às 12h30 (BSB), portanto, a chegada antecipada é recomendada.
Os candidatos devem levar os seguintes itens: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento de identificação com foto, comprovante de inscrição. Além disso, é permitido o consumo de alimentos e água em embalagens transparentes.
Durante a prova, são proibidos itens como calculadoras, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos, dispositivos eletrônicos (smartphones, tablets, notebooks), relógios, lápis, lapiseiras, corretor líquido e borracha. Caso o candidato leve algum item proibido, ele deverá informar o fiscal antes do início da prova, que fornecerá uma embalagem lacrada para armazenar o item, liberado após o término da prova.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado preliminar e o espelho de correção serão divulgados em janeiro no site da FGV. A prova discursiva terá critérios de avaliação específicos para cada nível. Para cargos de nível superior, a prova será formada por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos.
Já para o nível intermediário, a prova será com uma redação dissertativa-argumentativa, valendo 30 pontos. Os textos devem ter até 30 linhas.
A prova discursiva terá dois critérios de avaliação. Na parte de conhecimentos específicos será considerada a capacidade do candidato utilizar conceitos, técnicas e práticas da área de conhecimento do tema. Serão avaliados pontos como compreensão e desenvolvimento da tese, além do conceito apresentado e pertinência ao assunto abordado.
Essa parte responde por 50% da nota total para o nível superior. Já o outro critério de avaliação será o domínio da língua portuguesa, que responde por 50% da nota para o nível superior e 100% para o nível intermediário. Neste critério, será avaliado o uso da língua portuguesa e a capacidade do candidato de utilizar a norma culta do idioma, respeitando ortografia, gramática e contexto textual.
A organização do Concurso Público Unificado esclarece que serão eliminados os candidatos que não comparecerem à prova, obtiverem nota zero na fase discursiva, descumprirem as regras de segurança ou não assinarem ou identificarem a folha de textos.
Quem quiser contestar o resultado preliminar da prova discursiva poderá interpor um recurso em até dois dias úteis após a divulgação do resultado.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!