CNU 2025: Segunda Fase da Prova Discursiva Acontecerá no Domingo

Candidatos, preparem-se! A 2ª fase do CNU (Enem dos Concursos) será no domingo (7). Prova discursiva tem horário e regras claras: 11h30 às 12h30 para todos

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Prova Discursiva do CNU 2025: Segunda Fase do Concurso Unificado Acontecerá no Domingo

No próximo domingo (7), será realizada a segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”. O exame, que ocorrerá em 228 cidades do Brasil, reunirá candidatos convocados após a aprovação na primeira fase, que consistiu em uma prova objetiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O concurso oferece 3.652 vagas, distribuídas entre o nível superior (3.144 vagas) e o nível intermediário (508 vagas), abrangendo 32 órgãos. A aplicação da prova discursiva será realizada em um horário específico, com atenção aos detalhes para os participantes.

Cronograma e Horários Importantes

A prova discursiva terá início às 11h30 (horário de Brasília), com término previsto para às 12h30. Os candidatos do nível superior poderão realizar a prova até às 16h, com a permissão para levar o caderno de questões a partir das 15h. Já os candidatos do nível intermediário terão duas horas para completar a avaliação, com a permissão para retirar o caderno a partir das 14h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em ambas as situações, os candidatos devem permanecer na sala por pelo menos uma hora após a conclusão, entregando o cartão de respostas e a folha de textos definitivos.

O que Levar e o que Não Levar

A organização do CNU estabeleceu regras claras sobre os itens permitidos e proibidos durante a prova. É obrigatório o documento de identificação com foto, que pode ser apresentado em formato digital através de aplicativos como e-Título, CNH Digital ou Carteira de Identidade Digital (quando disponível).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Alimentos e água em embalagens transparentes e caneta (preta ou azul) de material transparente também são permitidos.

É proibido o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, relógios e tablets, que devem ser entregues aos fiscais. Também são proibidos óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e outros objetos não previstos no edital.

Como Funciona a Segunda Fase

A segunda etapa do CNU está sendo aplicada no mesmo dia para todos os blocos, divididos por áreas temáticas. O formato da prova varia conforme o nível da vaga. Os candidatos do nível superior responderão a duas questões discursivas de até 30 linhas cada, que valem 22,5 pontos por resposta.

Já os candidatos do nível intermediário serão avaliados por meio de uma redação dissertativo-argumentativa, também limitada a 30 linhas, com valor total de 30 pontos.

A nota da fase discursiva será incluída na Nota Final Ponderada, podendo ter diferentes pesos em relação às outras etapas. No nível superior, metade da nota dependerá do domínio técnico do conteúdo, incluindo precisão conceitual, atendimento ao enunciado e uso correto dos temas dos Conhecimentos Específicos.

Os outros 50% avaliarão o uso da língua portuguesa, como ortografia, coesão, coerência e estrutura textual. No nível intermediário, a qualidade da escrita e a capacidade de argumentação serão os principais elementos para um bom resultado.

Para evitar a eliminação, é fundamental seguir as regras: utilizar caneta esferográfica azul ou preta de corpo transparente, não assinar, marcar ou incluir elementos na folha definitiva que permitam identificar o autor, responder dentro do espaço delimitado e com letra legível.

O rascunho não será corrigido, apenas o texto final transcrito na folha oficial tem validade.

Próximas Datas Importantes

07 de dezembro: Aplicação da prova discursiva.

23 de janeiro de 2026: Divulgação das notas preliminares da discursiva.

18 de fevereiro: Resultado definitivo da discursiva e cotas.

20 de fevereiro: Listas de classificação e 1ª convocação para confirmação de interesse.

21 de fevereiro a 09 de março: Confirmações em três rodadas.

16 de março: Início das nomeações e etapas complementares.

Sair da versão mobile