Segunda edição da prova para concurso federal será neste domingo (5) com 3.600 vagas de serviço público.
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, está em sua segunda edição, agendada para o dia 5 de outubro de 2025. Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o concurso visa centralizar as seleções para órgãos federais, promovendo maior democratização no acesso e transparência no processo seletivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta edição, o CNU oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, distribuídas entre níveis superior e intermediário. O número total de inscritos foi de 761.528, provenientes de todos os estados brasileiros e de 4.951 municípios. As regiões com maior número de inscritos são o Sudeste (247.838), Nordeste (229.436), Centro-Oeste (150.870) e Norte (84.651), com o Sul registrando 48.733 inscritos.
As vagas foram agrupadas em 9 blocos temáticos, permitindo que os candidatos se inscrevam em diferentes cargos dentro do mesmo bloco, indicando uma ordem de preferência. Essa modalidade aumenta as chances de conquistar uma vaga na área de interesse.
As provas serão realizadas em duas fases: a Prova Objetiva, no dia 5 de outubro de 2025, e a Prova Discursiva, em 7 de dezembro de 2025, para candidatos aprovados na primeira fase. A duração da prova objetiva é de 5 horas para o nível superior e 3h30 para o nível intermediário. A prova discursiva terá duração de 3h30.
As provas serão aplicadas em 228 cidades em todo o Brasil. O candidato deve consultar seu local de prova no portal da FGV (conhecimento.fgv.br/cpnu2). Os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h30 (horário de Brasília), com o início das provas às 13h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o dia da prova, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica preta ou azul, além de água e alimentos em embalagens transparentes. Não são permitidos documentos fotocopiados, PDFs, embalagens opacas ou aparelhos eletrônicos, que devem ser lacrados em envelopes fornecidos pela organização.
Durante o exame, serão implementadas medidas de segurança, como coleta de impressão digital, assinatura e exame grafológico. Além disso, detectores de metal estarão presentes. Os candidatos também terão a opção de permanecer em sala até o fim da prova, em grupos de três, para assinatura em ata.
Lactantes devem levar a certidão de nascimento do bebê e estar acompanhadas de um adulto responsável. O nome social e os atendimentos especializados constam no cartão de confirmação e serão respeitados.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!