CNI: Crédito à Indústria Cai 40% em 12 Anos

Crédito para consumidores dispara 97% em novo relatório, com queda em outros setores da indústria.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Crédito Industrial em Queda: CNI Aponta Desigualdade no Sistema Financeiro

Uma análise da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela uma significativa redução no volume de crédito destinado à indústria de transformação entre 2012 e 2024, com uma queda de 40%. O estudo, baseado em dados do Banco Central, foi divulgado nesta quinta-feira (23).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora outros segmentos da indústria também tenham experimentado declínios no acesso ao crédito, o financiamento para consumidores apresentou um crescimento expressivo de 97%, assim como para outros setores da economia. Essa disparidade no acesso ao crédito tem gerado preocupações no setor industrial.

Ao longo dos últimos 12 anos, a participação da indústria no total de crédito da economia brasileira diminuiu de 27,2% para 13,7%. Essa tendência levanta questões sobre o impacto na capacidade de investimento e crescimento da indústria nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o presidente da CNI, Ricardo Alban, o sistema financeiro tem priorizado o consumo em detrimento da produção, o que compromete o investimento, a inovação e a competitividade da indústria. Ele destaca a importância do crédito industrial como um “efeito multiplicador” para os demais setores produtivos.

Alban critica a alta taxa de juros, argumentando que ela limita a modernização das fábricas e aumenta a dependência de importações. Ele ressalta a necessidade de criar condições de financiamento mais adequadas para sustentar o crescimento produtivo do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O estudo aponta que a oferta de crédito manteve uma estabilidade ao longo dos anos, mas a sua destinação sofreu alterações, com um aumento da fatia destinada a pessoas físicas (de 45% para 63%) e uma consequente redução para as empresas (de 55% para 37%).

Sair da versão mobile