CNI Apresenta Sondagem: Expectativas Positivas da Construção em 2026

Sondagem CNI aponta otimismo na construção civil para 2026. Empresários projetam aumento em empreendimentos e investimentos, impulsionados por novas medidas.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Sondagem da Indústria da Construção Revela Expectativas Positivas

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) apresentou, nesta quarta-feira (17), os resultados da Sondagem da Indústria da Construção. O estudo aponta para otimismo entre os empresários do setor em relação ao desempenho de 2026, marcando uma mudança significativa em relação ao final do ano corrente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os empresários do setor demonstraram melhorias nas suas expectativas em diversas áreas. Houve um aumento nas previsões de novos empreendimentos e serviços, nas compras de matérias-primas, no nível de atividade e no número de empregados. Essa evolução reflete uma crescente confiança no futuro do setor.

Análise do Gerente de Análise Econômica

Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o cenário positivo pode ser atribuído a fatores como o novo modelo de crédito imobiliário. Ele ressaltou que “o início do ano costuma ser um momento melhor para a construção e, aliado a isso, há uma série de medidas que vão influenciar e dar ritmo à atividade do setor no ano que vem, além da perspectiva de redução da taxa de juros”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Indicadores de Expectativa

O índice de expectativa de nível de atividade apresentou um aumento de 1,3 ponto, passando de 50,4 pontos para 51,7 pontos. Essa melhora indica uma perspectiva mais favorável em relação à expansão da atividade no próximo ano. A intenção de investimento das empresas da indústria da construção também subiu, elevando-se de 42,3 para 43,3 pontos.

Este é o terceiro aumento registrado nos últimos quatro meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Metodologia da Sondagem

A CNI consultou 295 empresas entre 1º e 10 de dezembro de 2025, abrangendo diferentes portes: 114 de pequeno porte, 124 de médio porte e 57 de grande porte. A pesquisa representa um panorama da percepção do setor em relação às perspectivas econômicas e de mercado.

Sair da versão mobile