CNA projeta aumento de preços da carne bovina em 2026 devido à queda na oferta de animais e pressão internacional. Investigações da China podem afetar o setor.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou nesta terça-feira (9) uma projeção de aumento nos preços da carne bovina para 2026. A análise foi parte do balanço do setor agropecuário de 2025 e das perspectivas futuras. A entidade destaca que a alta proporção de fêmeas abatidas em 2025 – atingindo 49,9% do total – impactará negativamente a oferta de animais e, consequentemente, pressionará os valores da arroba e do preço da carne para o consumidor final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados divulgados pela CNA indicam um crescimento de 5,6% nos abates de bovinos até o terceiro trimestre deste ano. Paralelamente, houve um avanço de 3,8% na produção de carne bovina. Essa situação reflete a fase final do ciclo pecuário, caracterizada pelo descarte de matrizes, que representa uma parcela significativa do rebanho.
Para o ano de 2026, a CNA projeta uma queda de 4,5% na produção de carne bovina. Essa redução na oferta, combinada com outros fatores, deverá elevar os preços no mercado interno brasileiro. Além disso, espera-se um aumento da competitividade de outras carnes, como frango e suíno, que poderão atrair a atenção dos consumidores.
A situação internacional também pode intensificar a pressão sobre o setor. A China, principal destino das exportações brasileiras de carne bovina (representando cerca de metade delas), está conduzindo uma investigação que pode resultar na imposição de salvaguardas.
Caso a China adote restrições de importação, o setor brasileiro poderá enfrentar incertezas adicionais, especialmente considerando a tendência de queda na oferta de animais no Brasil, o que impactará as margens de lucro e as estratégias de comercialização da produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!