Governador do Rio usa linguagem forte em megaoperação com ataques de drones contra policiais. Leia no Poder360.
O governador do Rio de Janeiro classificou como “narcoterrorismo” o ataque com bombas lançado por drones contra policiais nesta 3ª feira (28.out.2025), durante operação nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio. A ação envolveu o uso de aeronaves não tripuladas por integrantes do Comando Vermelho contra agentes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) da Polícia Civil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados busca equipar crimes cometidos por facções e milícias ao terrorismo. A terminologia é vista com ressalvas no entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Uma proposta antifacção enviada ao Congresso na semana passada não utilizou o termo. O temor é que isso abriria espaço para uma ação estrangeira no país.
O ataque foi realizado em resposta à Operação Contenção, que mobilizou 2.500 agentes das forças de segurança nos 2 complexos. A ação tem como objetivo combater a expansão territorial da facção criminosa e capturar lideranças do Rio e de outros estados.
“Mas a gente não vai dar um passo atrás. Estamos com 2.500 policiais civis e militares nas ruas dos complexos do Alemão e da Penha, cumprindo dezenas de mandados e enfrentando de frente os vagabundos que tentam desafiar o Estado. Até o momento, são 17 presos”, disse o governador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação já havia deixado 64 pessoas mortas até o início da noite. Dentre elas, 60 eram suspeitas de integrar o crime organizado e 4 eram policiais, incluindo o chefe da 53ª DP (Delegacia Policial de Mesquita), Marcus Vinicius.
Outras 81 pessoas foram presas e 72 fuzis, uma pistola, 9 motos e ao menos 200 kg de drogas foram apreendidos.
Os complexos da Penha e do Alemão são conhecidos pela forte presença da organização criminosa e por confrontos recorrentes entre criminosos e forças policiais.
O governador pediu que os moradores permaneçam em casa durante as operações.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!