Clara Charf, ex-fundadora do PT, morre em São Paulo aos 100 anos

Clara Charf, ex-fundadora do PT, falece em São Paulo. Ativista política, Clara Charf, que completaria 100 anos, morreu em decorrência de causas naturais.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Clara Charf, Ativista Política e Fundadora do PT, Falece em São Paulo

Clara Charf, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), morreu na segunda-feira, 3 de novembro de 2025, em São Paulo. A ativista, que completaria 100 anos em breve, faleceu devido a causas naturais após um período de internação hospitalar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nascida em 17 de julho de 1925 em Maceió (AL), Clara Charf dedicou sua vida à luta política e à defesa da democracia no Brasil. Sua trajetória foi marcada pela militância, pela defesa dos direitos humanos e pela emancipação feminina.

Relação com Carlos Marighella

Clara manteve um relacionamento com o guerrilheiro Carlos Marighella por quase 20 anos, entre 1950 e 1969. Marighella foi assassinado durante a ditadura militar brasileira (1964-1985).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trajetória Política e Atuação

Marighella faleceu em 4 de novembro de 1969, aos 57 anos, na Alameda Casa Branca, bairro dos Jardins, em São Paulo. Clara participou da Aliança Nacional Libertadora, fundada por Marighella, e teve seus direitos políticos cassados em 1964.

Associação Mulher pela Paz

A Associação Mulheres pela Paz, organização fundada e presidida por Clara, em comunicado sobre o falecimento, afirmou: “Associação Mulheres pela Paz Clara Charf foi grande. Foi do tamanho dos seus 100 anos”. A entidade também afirmou: “Difícil dizer que ela apagou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Porque uma vida com tamanha luminosidade fica gravada em todas e todos que tiveram o enorme privilégio de aprender com ela. Vá em paz, querida guerreira”.

Sair da versão mobile