Ciro Gomes retorna ao PSDB e fala em ‘libertação’ do Ceará

Ex-governador agradece convite de Tasso Jereissati para “recomeçar vida pública” no partido, o chamando de “maior estadista cearense”.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes formalizou sua filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em evento realizado nesta quarta-feira (22), no hotel Mareiro, em Fortaleza. A cerimônia contou com a presença do ex-senador Tasso Jereissati, figura central no retorno de Ciro ao partido. Além de lideranças tucanas, o evento reuniu representantes de outras legendas da oposição cearense, incluindo o deputado federal André Fernandes, presidente estadual do PL, e o ex-deputado Capitão Wagner (União), um antigo adversário político.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alianças e Desavenças

Ciro agradeceu o convite de Jereissati para “recomeçar sua vida pública” no PSDB, destacando o ex-senador como “o maior estadista cearense”. Durante o discurso, ele abordou críticas relacionadas à sua aproximação com membros do Partido Liberal (PL), e fez referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mencionando a estratégia de Lula em buscar apoio de figuras como Geraldo Alckmin, fundador do PSDB e atualmente filiado ao PSB.

Expectativas para 2026

As lideranças do PSDB esperam que Ciro possa unificar a oposição contra o atual governador do Ceará, Elmano de Freitas, nas eleições de 2026. Apesar de não confirmar planos de candidatura ao governo, Ciro expressou a crença de que “o tempo da libertação se aproxima” no estado, e que “morre pelo Brasil, mata pelo Ceará”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Críticas e Perspectivas Nacionais

Ciro criticou a possibilidade de reeleição de Lula, descrevendo-a como um “lulismo eterno que quer se perpetuar no poder”, e defendeu a necessidade de um “grande caminho de reconciliação ao redor de um projeto de nação”. Ele também destacou o avanço de facções criminosas no Ceará, enfatizando a importância de construir um futuro para o estado.

Papel de Tasso Jereissati e Novas Lideranças

Tasso Jereissati ressaltou as duas missões de Ciro no PSDB: reconstruir o partido, que ele considera essencial para o Brasil, e reconstruir o orgulho de ser cearense. O ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto, foi nomeado para liderar o diretório municipal do partido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile