Ciro Gomes se filia ao PSDB para disputar governo do Ceará
A filiação de Ciro Gomes ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ocorrerá nesta quarta-feira, 22 de outubro de 2025, às 13h. O objetivo do ex-governador do Ceará é concorrer ao governo do estado nas eleições de 2026.
Desligamento do PDT
Ciro, com 67 anos, permaneceu no Partido Democrático Trabalhista (PDT) por 10 anos. Ele entregou a carta de desfiliação ao presidente da sigla, Carlos Lupi, na sexta-feira, 17 de outubro.
Esta é a sétima legenda da qual o ex-governador e ex-ministro se desliga em sua trajetória política.
Disputa pelo Governo do Ceará
A decisão de Ciro de deixar o PDT foi motivada por divergências nas alianças para a disputa pelo governo do Ceará em 2026. O político discorda do apoio pedetista ao petista Elmano de Freitas.
A disputa entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas deve ser central na corrida para o governo do estado.
LEIA TAMBÉM!
Retorno ao PSDB
O PSDB, partido pelo qual Ciro governou o Ceará de 1991 a 1994, é considerado por ele “o partido certo”. O ex-senador peessedebista Tasso Jereissati é visto como fundamental para convencer Ciro a escolher o PSDB.
Ciro disputou 4 eleições presidenciais (2022, 2018, 2002 e 1998), das quais as duas últimas pelo PDT. Em 2022, ficou em 4º lugar, com 3% dos votos válidos.
Articulação Política Recente
Desde as eleições municipais de 2024, Ciro vinha articulando oposição ao PT e se aproximando de expoentes de centro e do bolsonarismo. Em Fortaleza, apoiou em 2024 o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deputado André Fernandes (PL-CE), contra o candidato lulista Evandro Leitão (PT), que saiu vitorioso.
O PSDB, atualmente, não governa nenhum dos 26 estados brasileiros ou o Distrito Federal.
O novo partido de Ciro vive um momento de baixa, com uma redução significativa no número de políticos filiados desde sua fundação em 1988.
Ciro Gomes busca novo caminho para o Ceará
A filiação ao PSDB representa um novo capítulo na trajetória política de Ciro Gomes, buscando uma nova aliança para disputar o governo do Ceará em 2026.