Cinco filmes nacionais foram indicados para concorrer a uma vaga no prêmio Oscar

“O Agente Secreto”, laureado com os prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e de Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes, e…

08/09/2025 16:34

1 min de leitura

Cinco filmes nacionais foram indicados para concorrer a uma vaga no prêmio Oscar
(Imagem de reprodução da internet).

A Academia Brasileira de Cinema anunciou na segunda-feira (8) a lista dos seis filmes finalistas para a disputa da vaga do Brasil ao Oscar 2026. A reunião decisiva para selecionar o filme brasileiro que buscará uma oportunidade na categoria de Melhor Filme Internacional do evento ocorrerá no dia 15 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apresente os finalistas

Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Agente Secreto, de Kléber de Mendonça Filho; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi

Cada país designa um filme como seu representante para a competição. Com base nessas indicações, o Oscar seleciona os filmes que concorrerão ao prêmio mais prestigiado do cinema mundial. A cerimônia que entregará as estatuetas do Oscar está prevista para ocorrer em 15 de março de 2026.

A seleção dos filmes ocorreu a partir de uma lista prévia de 16 títulos, divulgada pela Academia Brasileira de Cinema há cerca de um mês. Dentre as principais indicações, destaca-se o filme “O Agente Secreto”, premiado com os reconhecimentos de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e de Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes, uma das mais relevantes premiações do cinema mundial.

A competição é acirrada: “O Último Azul”, por exemplo, recebeu o Urso de Prata em outro festival relevante, o de Berlim; Oeste Outra Vez ganhou o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado do ano passado; enquanto Baby, Manas e Kasa Branca também acumulam uma série de prêmios internacionalmente. No início deste ano, o Brasil obteve sua primeira estatueta do Oscar, com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):