Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. Cientista político adverte que a situação persiste, e defende que Tarcísio herda o legado de Bolsonaro

Cientista político adverte que a situação persiste, e defende que Tarcísio herda o legado de Bolsonaro

Paulo Roberto de Souza identifica ameaça de novas tentativas de ataque à democracia em 2026 e critica atuação do governador de SP.

Por: redacao

12/09/2025 15:05

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O cientista político Paulo Roberto de Souza considera que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados na trama de 8 de janeiro não elimina os perigos à democracia brasileira. Para ele, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) representa um novo período de conflitos políticos com impactos diretos nas eleições de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tentativa de golpe contra a democracia brasileira ainda não terminou. Essa parte da história permanece aberta, conforme afirma Souza em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, nesta sexta-feira (12). Ele ressalta que a extrema direita continua organizada, inclusive em articulação internacional.

Ontem, Eduardo Bolsonaro (deputado federal do PL, filho do ex-presidente) chegou a solicitar que o presidente Trump invadisse o Brasil, que atacasse brutalmente o país. Foi isso que ele pediu, recorda-se. Após o julgamento, nesta quinta-feira (11), Eduardo declarou à Reuters que espera que os Estados Unidos aumentem as sanções contra o Brasil e que todos os ministros do STF que votaram pela condenação sejam alvo da Lei Magnitsky, já aplicada contra Alexandre de Moraes, relator do caso.

Após julgar o esquema de corrupção, o STF sentenciou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado. Outros réus de alto escalão das Forças Armadas e ex-membros do governo, incluindo o general Walter Braga Netto (26 anos de prisão) e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira (19 anos), também receberam penas elevadas. Já Mauro Cid, ex-ajudante de ordens, teve a pena reduzida para 2 anos em regime aberto devido à delação premiada.

Tarcísio é o foco do conflito.

Segundo o cientista político, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem seguido a linha do bolsonarismo. Ele se manifestou contra o discurso proferido no evento de 7 de setembro, na Avenida Paulista, na capital do estado, ao lado do pastor evangélico Silas Malafaia, um dos principais apoiadores de Bolsonaro.

Leia também:

Manifestantes cobram fim do feminicídio em grande mobilização em SP

Manifestantes cobram fim do feminicídio em grande mobilização em SP

Roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade choca São Paulo

Roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade choca São Paulo

Roubo Impactante em Biblioteca Mário de Andrade: Obras de Arte Desaparecem em SP

Roubo Impactante em Biblioteca Mário de Andrade: Obras de Arte Desaparecem em SP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fala de Tarcísio foi tão equivocada que provocou reação dos principais veículos de comunicação brasileiros contra ele, destaca-se. Para Souza, o movimento não deixa em aberto o projeto do governador. “Quem apoia Tarcísio a partir de agora está apoiando uma nova chance de um possível presidente golpista. É isso que está colocado, porque o que ele fez na Paulista foi um indicativo de que o golpe persiste”.

Voto de Fux agrava a instabilidade política.

Souza também critica o voto do ministro do STF Luiz Fux, que se diferenciou dos demais e votou pela anulação do processo envolvendo Bolsonaro. Ele considera que o magistrado agiu “muito mais como defensor” e encarou o caso como um “grande equívoco”.

Ele considera que a postura do ministro se alinha a outras tentativas de macular o Poder Judiciário. “Há uma necessidade de situar esse voto, essa manifestação do Fux, em seu devido lugar, como aquele que colocou interesses particulares à frente de sua atuação como juiz de uma Suprema Corte de um país tão importante como o Brasil”, afirma.

Para audir e visualizar.

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Bolsonaroeleições 2026STFSupremo Tribunal FederalTarcísio de Freitas
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Internacional

Negociações de Paz em Miami: EUA, Ucrânia e Rússia buscam acordo urgente

07/12/2025 16:52 | 2 min de leitura

● Stephany Brito anuncia nascimento do terceiro filho: "Meninão sortudo"

07/12/2025 16:59 | 1 min de leitura

● Maya Massafera Detalha Investimento de R$ 5 Milhões em Transição de Gênero

07/12/2025 17:14 | 1 min de leitura

● Ceia de Natal 2025: Preços sobem e brasileiros precisam aumentar o bolso

07/12/2025 14:32 | 1 min de leitura

● Incêndio Devastador em Boate em Goa: Pelo Menos 25 Mortos, Incluindo Turistas

07/12/2025 16:36 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!