Cidadã russa identificada após ser encontrada morta na Espanha em 2005
Mulher de rosa: DNA russo revela identidade após caso arquivado da Interpol

Mulher Identificada Após 20 Anos em Caso Arquivado na Espanha
Após duas décadas, a identidade de uma mulher encontrada morta na Espanha foi finalmente revelada. Liudmila Zavada, cidadã russa de 31 anos, foi identificada graças a um programa internacional de identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Caso da “Mulher de Rosa”
O caso, conhecido como “A Mulher de Rosa”, surgiu em 2005, quando o corpo de Zavada foi descoberto em 3 de julho, em uma estrada em Viladecans, na província de Barcelona. Ela estava vestida com uma blusa floral rosa, calças e sapatos do mesmo tom, e sua morte foi confirmada como ocorrendo há menos de 24 horas.
O Programa “Identifique-me” da Interpol
Devido à falta de pistas e à impossibilidade de determinar a causa da morte, o caso permaneceu arquivado pelas autoridades espanholas. Em 2024, o caso foi encaminhado ao programa “Identifique-me” da Interpol, uma iniciativa coordenada com seis países europeus: Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha.
A Identificação Através da Cooperação Internacional
A campanha envolve a publicação de detalhes dos casos online e o compartilhamento de informações com a mídia, incluindo reconstruções faciais e pertences pessoais. A rede internacional de polícias compartilhou registros biométricos com seus 196 países membros. Em 2025, a polícia da Turquia analisou as impressões digitais associadas à “Mulher de Rosa” em um banco de dados nacional, resultando em uma correspondência com Liudmila Zavada.
Confirmação da Identidade
A correspondência foi confirmada por meio de análise de DNA de parentesco. “Após 20 anos, uma mulher desconhecida recuperou seu nome. Cada identificação bem-sucedida traz uma nova esperança às famílias e amigos de pessoas desaparecidas e cria novas pistas para os investigadores”, destacou o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza. A cooperação entre as polícias espanhola, turca e russa foi fundamental para o sucesso da investigação.
Leia também:

Trump recebe apelo de famílias israelenses por garantias a Netanyahu

Trump impõe ultimato ao Hamas: plano de paz para Gaza é condição

Enchentes assolaм Espanha após chuvas recordes e tragédia de 2023
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Campanha “Identifique-me” Continua
Desde o lançamento em 2023, a campanha “Identifique-me” já incluiu 47 casos, com três identificações bem-sucedidas. A Interpol continua a publicar apelos para que qualquer pessoa com informações sobre os casos, especialmente aqueles que se lembram de um amigo ou familiar desaparecido, entre em contato e ajude na investigação.