Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. China
  3. China reúne especialistas para traçar diretrizes econômicas até 2030 em Pequim

China reúne especialistas para traçar diretrizes econômicas até 2030 em Pequim

Encontro em Pequim busca desescalar guerra tarifária com os EUA nesta semana. Leia na íntegra no Poder360.

Por: redacao

19/10/2025 8:11

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Plano Quinquenal Nacional da China a ser Definido em Reunião do Partido Comunista

O Partido Comunista da China (PCCH) realizará nesta semana, em Pequim, o último grande evento que determinará o novo Plano Quinquenal Nacional (PQN), responsável por definir as diretrizes e objetivos da economia chinesa até 2030. A 4ª Sessão Plenária do Comitê Central do PCCH iniciará na segunda-feira (20.out.2025) e se estenderá até a quinta-feira (23.out).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estrutura do Comitê Central

A constituição chinesa atribui ao Comitê Central o poder de tomar as decisões sobre as principais políticas nacionais. O Comitê Central é composto por 205 membros. As sessões plenárias do Comitê Central, chamadas de “plenos”, são realizadas 7 vezes ao longo de um período de 5 anos.

Atrasos e o 4º Pleno

O PQN normalmente é discutido no 5º pleno, que geralmente se dá no 3º ano, mas as sessões tiveram um atraso fora do normal e será no 4º pleno o alinhamento geral do plano quinquenal. O último pleno foi realizado em julho de 2024.

Contexto Econômico e Político

Além da importância por discutir o PQN, o 4º pleno fica ainda mais emblemático por ser o 1º encontro do Comitê Central depois da escalada da guerra tarifária com os Estados Unidos. No período desde a última sessão, também houve discordâncias comerciais com a União Europeia, influenciadas em parte pela nova política protecionista impulsionada pela Casa Branca.

O pleno também será realizado 1 semana antes do encontro marcado entre o presidente chinês Xi Jinping (PCCH) e o chefe da Casa Branca, Donald Trump (Partido Republicano) na Coreia do Sul.

Leia também:

Bateria de lítio pega fogo em voo China; pouso de emergência

Bateria de lítio pega fogo em voo China; pouso de emergência

BYD lidera crescimento de exportação de veículos elétricos da China

BYD lidera crescimento de exportação de veículos elétricos da China

China e EUA buscam renegociar acordos comerciais após tensões

China e EUA buscam renegociar acordos comerciais após tensões

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Intensificação do Combate Comercial

O embate comercial entre a China e os EUA voltou a se intensificar em outubro, quando Trump anunciou uma taxação de 100% sobre produtos chineses. Foi a 1ª vez desde maio que a Casa Branca voltou a aplicar tarifas sobre os chineses.

Decisões e Comunicado Final

Ao final dos plenos, é apresentado um comunicado que torna públicas as principais decisões tomadas. Depois da aprovação na 4ª Sessão Plenária, o plano será submetido à sessão legislativa anual em março de 2026 para receber endosso final antes de entrar em vigor.

Principais Desafios do PQN

Considerando os principais desafios enfrentados pela economia chinesa durante o ciclo do último plano quinquenal, é possível identificar alguns dos pontos que deverão ser abordados no próximo ciclo.

Comércio Global Instável

Um dos principais pontos deve ser uma estratégia para contornar o endurecimento das relações comerciais em virtude da guerra comercial com os EUA. Até o momento, as exportações, que foram um grande motor econômico para o país, chinesas têm se mantido em um patamar elevado. No entanto, um cenário de perda das relações com os norte-americanos –em especial no setor tecnológico– e com a União Europeia pode impactar a economia chinesa.

Demanda Interna Fraca

Outra questão a ser abordada pelo governo chinês é o fortalecimento da demanda interna. Nos últimos anos, o PCCH tem lutado para reverter um cenário de deflação, ou seja, uma redução nos gastos domésticos dos chineses. Segundo dados do Banco Mundial, o consumo das famílias chinesas como porcentagem do PIB (Produto Interno Bruto), que representava 45,5% em 2001, caiu para 39,1% em 2023. Isso se compara a 67,9% nos EUA, 49,9% na Alemanha e 55,6% no Japão.

Queda Populacional

Na China a pirâmide populacional está invertida, e, há anos, o governo tenta encontrar soluções para o processo de envelhecimento da população. Em 2016, o governo chinês flexibilizou a política de filho único, implementada no final dos anos 1970 para controlar a natalidade, mas ainda não recuperou um padrão de crescimento. O envelhecimento da população em idade ativa também pressiona o custo de mão de obra e aumenta a carga de cuidados com idosos na sociedade e nas famílias.

Conclusão

O 4º Pleno do Comitê Central do PCCH representa um momento crucial para a definição do novo Plano Quinquenal Nacional, com foco em desafios como a instabilidade do comércio global, a demanda interna fraca e o envelhecimento da população chinesa.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Future of Money

Bitcoin em queda: como interpretar a crise e o que esperar?

19/10/2025 11:05 | 2 min de leitura

● Netanyahu ordena ‘ação forte’ contra terroristas em Gaza

19/10/2025 9:12 | 1 min de leitura

● Ministra francesa afirma: coroa da Eugênia está fraturada após roubo no Louvre

19/10/2025 11:00 | 1 min de leitura

● Novo número do SUS: o que muda e quem será afetado? Saiba mais!

19/10/2025 11:02 | 1 min de leitura

● Homem é baleado na cabeça em SP; 8 criminosos atacam em SP

19/10/2025 10:51 | 1 min de leitura

China reúne especialistas para traçar diretrizes econômicas até 2030 em Pequim - Alerta Jornal
ChinaComitê CentralEconomia ChinesaPlano Quinquenal