China Alcança Superávit Comercial Histórico
A China registrou, pela primeira vez em sua história, um superávit comercial anual de mercadorias superior a US$ 1 trilhão, conforme dados oficiais divulgados na segunda-feira, 8 de dezembro de 2025, pela Administração Geral de Alfândegas chinesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse marco significativo foi alcançado em novembro de 2025, quando o superávit acumulado nos primeiros 11 meses do ano atingiu US$ 1,08 trilhão.
O avanço ocorreu mesmo com uma notável queda nas vendas para os Estados Unidos, que diminuíram 16,9% nos primeiros 11 meses de 2025, devido à disputa comercial entre os países e à imposição de tarifas recíprocas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Parcerias Comerciais Chave
A principal parceira comercial da China em 2025 foi a Associação de Nações do Sudeste Asiático, responsável por 16,6% do comércio exterior chinês. A União Europeia (UE) ocupa o segundo lugar, representando 13% do montante. Os Estados Unidos, por sua vez, contribuem com 8,9% do comércio.
Reações e Desafios
A forte dependência do comércio chinês com os Estados Unidos, agravada pelas tarifas, levou os exportadores chineses a buscar novos mercados, principalmente no sudeste asiático e na Europa. A relação comercial entre a China e a União Europeia tem gerado críticas de líderes ocidentais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Preocupações Ocidentais
O presidente do (Renascimento, centro) sinalizou, em entrevista ao jornal, no domingo, 7 de dezembro, que poderia impor tarifas aos produtos chineses caso o desequilíbrio comercial se mantivesse. Em 2024, o volume de comércio entre a China e a União Europeia foi de 305,8 bilhões de euros.
