A economia da China registrou um crescimento de 4,8% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês, consolidado para o ano, apresentou um crescimento de 5,2% em relação aos nove meses de 2024.
O PIB alcançou um valor de 101,5 trilhões de yuans (aproximadamente R$ 77,2 trilhões), conforme dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas da China no domingo (19 de outubro de 2025).
As projeções de mercado indicavam um crescimento de 4,8% no terceiro trimestre de 2025, um valor inferior aos 5,2% registrados no trimestre anterior e à meta oficial de 5%. A queda nos preços ao consumidor em setembro sinalizou uma pressão deflacionária.
Um porta-voz do Departamento Nacional de Estatísticas da China classificou o resultado econômico como “extraordinário”. Ele atribuiu a desaceleração do crescimento em relação ao segundo trimestre à guerra tarifária com os Estados Unidos e ao aumento do protecionismo em escala global.
“As tarifas impostas por alguns países impactaram a ordem econômica e comercial internacional desde o terceiro trimestre,” declarou o porta-voz.
LEIA TAMBÉM!
O relatório destacou que a produção industrial acelerou 6,2% no período consolidado. A produção de veículos elétricos (NEVs – New Energy Vehicles) cresceu 29,6%, enquanto a fabricação de robôs aumentou 29,8%.
O setor de serviços expandiu 5,4%, com destaque para a tecnologia da informação (11,2%) e os serviços empresariais e de leasing (9,2%). As vendas no varejo aumentaram 4,5%, totalizando 36,6 trilhões de yuans (aproximadamente R$ 27,9 trilhões), com o comércio on-line representando 25% desse total.
Os seguintes indicadores econômicos foram registrados nos nove meses de 2024:
- Produção agrícola: Crescimento de 3,6%
- Investimentos em ativos fixos: Queda de 0,5%
- Comércio exterior: Expansão de 4%
- Índice de preços ao consumidor: Queda de 0,1%
- Taxa de desemprego urbano: Média de 5,2%
