Ajuda Alimentar da China Chega a Cuba em Momento de Tensão
A China enviou 30.000 toneladas de arroz a Cuba como parte de um projeto de ajuda alimentar emergencial. Os primeiros lotes foram entregues na segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, e na terça-feira seguinte, 20 de janeiro, a doação chegou à ilha caribenha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa ocorre em um contexto de crescente pressão econômica imposta pelos Estados Unidos a Cuba.
Contexto de Tensões Diplomáticas
A doação chinesa se dá em meio a uma escalada nas relações entre os Estados Unidos e Cuba. Após a operação norte-americana na Venezuela, iniciada em 3 de janeiro, o governo dos EUA sinalizou a possibilidade de intervenção em Cuba. Essa situação gerou preocupações e tensões diplomáticas na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reações e Posicionamentos
No dia da prisão do presidente venezuelano, Maduro, o presidente dos EUA e o Secretário de Estado declararam que Cuba também estava sob consideração para possíveis ações. Donald Trump também afirmou que Cuba e Venezuela deveriam buscar um acordo com os Estados Unidos.
Resposta do Governo Cubano
O presidente de Cuba, representante do Partido Comunista de Cuba, declarou na semana passada que sua prioridade era apenas assuntos de migração. Ele expressou disposição para dialogar com Trump, mas apenas sob a premissa da “igualdade soberana, no respeito mútuo, nos princípios do Direito Internacional e no benefício recíproco”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Cerimônia de Entrega e Cooperação Sino-Cubana
Autoridades cubanas e o embaixador da China em Cuba, , participaram de uma cerimônia de entrega do primeiro lote de arroz na segunda-feira, 19 de janeiro. O representante chinês destacou que a doação é um símbolo da amizade entre os dois países.
Ele enfatizou que a China está comprometida a fortalecer a cooperação com Cuba para superar os desafios e impulsionar a construção de uma comunidade China-Cuba.
