China Elogia Acordo Alcançado na COP30 em Belém e Aponta Avanço Climático

China elogia acordo da COP30 em Belém eiza apoio a metas de energia verde. Li Gao destaca “Mutirão Global” e avanço no Acordo de Paris

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

China Elogia Acordo Alcançado na COP30 em Belém

Na conclusão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém no sábado, 22 de novembro de 2025, a China expressou seu apoio ao documento final da reunião. Apesar da ausência do presidente Xi Jinping (PCCh), o país demonstrou compromisso com novas metas relacionadas à energia verde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Declarações de Li Gao

Li Gao, chefe da delegação chinesa e vice-ministro da Ecologia e Meio Ambiente, afirmou que a conferência resultou em “resultados significativos”, com o principal deles sendo um acordo geral intitulado “Mutirão Global: Unindo a humanidade em uma mobilização global contra a mudança do clima.”

Participação Ativa da China

Li Gao destacou a dificuldade em alcançar um acordo, considerando o contexto de tensões geopolíticas, o ressurgimento de práticas protecionistas e a retirada anterior dos Estados Unidos do Acordo de Paris. Ele enfatizou que a adoção do acordo demonstra a vontade política das Partes de trabalharem juntas na resposta à mudança climática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades na COP30

A delegação chinesa participou ativamente de quase 100 itens da agenda e desempenhou um papel “construtivo e orientado para soluções” durante as negociações. O Pavilhão da China na COP30 foi um dos mais movimentados, promovendo o compartilhamento de ações climáticas, o intercâmbio com outras nações e o apoio ao processo de negociação por meio de diálogo.

Posicionamento da China

Durante a conferência, a China conduziu consultas bilaterais, buscando aprofundar o entendimento mútuo e impulsionar as negociações. O país continua defendendo o multilateralismo, a cooperação global, a transição verde e o desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Li Gao considerou a conferência um avanço na implementação do Acordo de Paris para os próximos 10 anos, um marco na história da governança climática global.

Sair da versão mobile