China e Rússia buscam fortalecer cooperação energética em novos acordos
Comitê de premiês em Pequim avalia armazenamento de recursos e expansão de energias renováveis e hidrogênio.

Cooperação Energética China–Rússia: Uma Parceria Estratégica
Em Pequim, na sexta-feira (26), o vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, enfatizou a disposição da China em fortalecer a cooperação energética com a Rússia. A iniciativa visa garantir a segurança e o desenvolvimento sustentável de ambos os países, além de contribuir para o cenário energético global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ding Xuexiang, também membro do Comitê Permanente do Comitê Central do Partido Comunista da China, copresidiu a 22ª reunião do Comitê de Cooperação Energética China-Rússia com o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak. A reunião destacou a cooperação como um modelo de parceria igualitária e mutuamente benéfica.
Consolidação da Parceria Energética
Nos últimos anos, os líderes dos dois países têm promovido uma comunicação estratégica profunda, consolidando e expandindo a parceria energética abrangente entre a China e a Rússia. Essa colaboração tem gerado benefícios tangíveis para os cidadãos de ambos os países.
Ding Xuexiang propôs que China e Rússia aprofundem a integração de seus interesses, avançando continuamente na construção e operação de projetos-chave. A sugestão visa fortalecer a cooperação em áreas cruciais como energia renovável, hidrogênio e armazenamento de energia.
Promoção do Multilateralismo e da Governança Global
O vice-primeiro-ministro chinês defendeu o fortalecimento da coordenação e colaboração, a prática do verdadeiro multilateralismo e a promoção da implementação da Iniciativa de Governança Global no setor energético. Essa abordagem visa garantir uma transição energética sustentável e um desenvolvimento energético equilibrado.
Leia também:

Médicos Sem Fronteiras abandona Gaza sob ataque israelense; serviços suspensos

HOC alerta: Geopolítica paralisa a ONU e impede consenso global

Filhote de girafa nasce em zoológico de Paris: espécie em perigo de extinção
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posição Russa na Cooperação
Alexander Novak, vice-primeiro-ministro russo, reafirmou o compromisso da Rússia em trabalhar com a China, alavancando o papel de orientação e coordenação do Comitê de Cooperação Energética Rússia-China. Ele expressou a disposição de expandir a cooperação em energia e apoiar o desenvolvimento aprimorado das relações bilaterais.
Durante a reunião, as partes analisaram a cooperação em áreas como petróleo, gás natural, carvão, eletricidade, energia renovável e energia nuclear. Houve um amplo consenso sobre futuras colaborações, culminando na assinatura conjunta da ata da reunião por Ding Xuexiang e Alexander Novak.