Em 29 de janeiro de 2026, a China anunciou uma aproximação com o Reino Unido, buscando fortalecer as relações bilaterais. As negociações, conduzidas entre a liderança chinesa e o primeiro-ministro do Reino Unido (Partido Trabalhista), visavam estabilizar o relacionamento em um contexto geopolítico em evolução.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os anúncios representaram um esforço renovado para construir uma parceria estratégica de longo prazo.
Acordos Chave
Os países concordaram em retomar os diálogos de segurança de alto nível e reativar os mecanismos regulares de engajamento estratégico e econômico. Houve também um acordo para estabelecer um grupo de trabalho financeiro China-Reino Unido e realizar sua primeira reunião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A China reduziu a tarifa de importação de uísque de 10% para 5%, um passo que deve beneficiar os exportadores britânicos. Além disso, Pequim anunciou que está considerando a possibilidade de conceder acesso unilateral sem visto a cidadãos britânicos, uma medida que já foi estendida a outras nações europeias.
Cooperação Financeira e Diplomática
A cooperação financeira foi um foco importante das negociações, com a designação da filial londrina do Banco da China como o segundo banco de compensação de renminbi no Reino Unido, fortalecendo a posição de Londres como um centro offshore para a moeda chinesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Os países também planejam sediar conjuntamente um fórum de seguros.
Na frente diplomática, concordaram em retomar as trocas normais entre seus órgãos legislativos, com Pequim expressando a disposição de receber parlamentares britânicos para visitar e conhecer a “China real”, buscando contrabalançar o sentimento beligerante dentro do Parlamento britânico.
Acordos Intergovernamentais
Foram assinados 12 documentos de cooperação intergovernamental abrangendo áreas como comércio, agronegócio, cultura, regulação de mercado e aplicação da lei. Acordos também foram firmados nas áreas de finanças, saúde, mídia e educação.
A iniciativa visa promover a colaboração em diversas frentes, buscando um relacionamento mais estável e produtivo entre os dois países.
