Wang Yi cobra fim da politização econômica; encontro entre Biden e Xi nesta quinta-feira.
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, declarou que “está chegando um mundo multipolar” em um fórum realizado em Pequim nesta segunda-feira, 27.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração, conforme reportado pela AFP, representa uma clara referência aos Estados Unidos, antecedendo a reunião entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, agendada para esta quinta-feira, 30.
Durante o evento, Yi defendeu o fim da politização de questões econômicas e comerciais, bem como a resistência à fragmentação artificial dos mercados globais e ao uso de guerras comerciais e tarifas,” afirmou.
O ministro também criticou práticas que, segundo ele, minam a cooperação multilateral entre os países, mencionando a retirada frequente de acordos e a formação de blocos e grupos que desafiam o multilateralismo.
“A maré da história não pode ser revertida, está chegando um mundo multipolar”, afirmou Wang Yi, enfatizando a mudança de dinâmica geopolítica global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Negociadores americanos e chineses indicaram, no domingo, na Malásia, que estão próximos de um acordo para evitar novas tarifas de 100% sobre produtos chineses, sinalizando uma possível trégua nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrará com o líder chinês, Xi Jinping, na próxima quinta-feira, 30, durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul.
A informação foi divulgada nesta quinta, 23, pela Casa Branca. “O presidente Trump participará de uma reunião bilateral com o presidente Xi Jinping, da República Popular da China”, disse a secretária de imprensa Karoline Leavitt a repórteres.
O cenário de tensões entre os países levou à China a suspender a compra de soja dos EUA e a interromper as importações do grão em setembro, pela primeira vez em sete anos, afetando os produtores locais.
A confirmação da reunião pela Casa Branca traz um alívio após os dias de tensão entre as potências. Após o gesto de Trump, Pequim anunciou que iniciará novas conversas com os Estados Unidos.
As negociações, que culminarão no encontro dos dois presidentes na próxima semana, abordarão “questões importantes sobre as relações comerciais entre China e Estados Unidos”, afirmou o Ministério do Comércio chinês em comunicado.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!