China aprova acordo de transferência do TikTok após reunião Trump-Xi. Acordo gera otimismo, mas futuro do app permanece incerto.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou nesta quinta-feira a aprovação chinesa do acordo de transferência do aplicativo de vídeos curtos TikTok. Ele expressou otimismo quanto ao avanço do acordo nas próximas semanas e meses, sem fornecer detalhes adicionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada após uma reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, em Kuala Lumpur.
O Ministério do Comércio da China emitiu um comunicado no início da mesma data, afirmando que o país lidaria adequadamente com as questões relacionadas ao TikTok com os Estados Unidos. A situação do aplicativo, propriedade da ByteDance e sediado na China, permanecia incerta há mais de 18 meses, desde que o Congresso dos EUA aprovou uma lei em 2024 que exigia a venda dos ativos do TikTok nos EUA até janeiro de 2025.
O decreto assinado por Donald Trump em 25 de setembro, que declarou que o plano de venda das operações do TikTok para um consórcio de investidores norte-americanos e globais atendia aos requisitos de segurança nacional estabelecidos na lei de 2024, também adiou a aplicação da lei até 20 de janeiro.
A incerteza sobre o futuro do aplicativo, utilizado por 170 milhões de americanos, persiste diante das exigências legais dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!