A China iniciou sua tradicional temporada de viagens do Festival da Primavera na segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, com uma previsĂŁo impressionante de 9,5 bilhĂ”es de viagens inter-regionais durante os 40 dias do perĂodo. Embora esse volume represente um aumento de 5,32% em relação ao ano anterior, o crescimento foi um pouco mais lento do que a forte recuperação de 7,1% observada em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa movimentação, conhecida como âchunyunâ, se estende atĂ© o dia 13 de março e coincide com um feriado de 9 dias pelo Ano Novo Lunar.
Infraestrutura para VeĂculos ElĂ©tricos em ExpansĂŁo
Para acomodar o aumento da frota de carros elétricos, a China intensificou seus esforços na expansão da infraestrutura de carregamento. Até o final de 2025, jå havia sido instalada uma rede de 71.500 estaçÔes de carregamento em åreas de serviço ao longo das rodovias, um aumento de 20.000 em relação ao ano anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estima-se que mais 10.000 estaçÔes sejam adicionadas em 2026, conforme divulgado pelo Ministério dos Transportes.
Novas Linhas e PolĂticas FlexĂveis
Para lidar com a alta demanda, a China estĂĄ implementando medidas como a construção de 50 novas estaçÔes de passageiros e a adição de mais de 3.000 km de novas linhas ferroviĂĄrias. AlĂ©m disso, a empresa introduziu uma polĂtica flexĂvel de reembolso, permitindo que passageiros cancelem passagens gratuitamente dentro de 30 minutos apĂłs a compra, desde que o trem nĂŁo esteja programado para partir em pelo menos 4 horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBĂM!
Descontos de até 80% também estão sendo oferecidos em rotas menos populares, buscando equilibrar a demanda.
TendĂȘncias no Setor AĂ©reo
No setor aĂ©reo, apesar do aumento esperado no nĂșmero de passageiros, os preços das passagens aĂ©reas domĂ©sticas apresentaram uma queda. Dados do rastreador da indĂșstria Flight Master indicaram uma redução de 1,8% nos preços mĂ©dios das passagens econĂŽmicas em relação ao ano anterior, que agora sĂŁo de 959 yuans (aproximadamente US$ 138).
As viagens internacionais estĂŁo se recuperando, mas ainda estĂŁo abaixo dos nĂveis prĂ©-pandemia. Embora o trĂĄfego para a Europa e a Ăfrica tenha superado os nĂveis de 2019, o mercado da AmĂ©rica do Norte continua limitado, e a recuperação na Ăsia Oriental estĂĄ sendo afetada pela fraca demanda do JapĂŁo.
PrevisÔes para a Temporada
A agĂȘncia de viagens online Qunar prevĂȘ que a primeira grande onda de partidas ocorrerĂĄ em 7 de fevereiro, impulsionada por retornos para casa, viagens estudantis e lazer. Espera-se que o mercado internacional de aviação recupere cerca de 90% dos nĂveis de 2019 nesta temporada.
A longa duração das fĂ©rias deve resultar em mĂșltiplos picos de viagens.
Esta reportagem foi originalmente em inglĂȘs pela Caixin Global em 3 de fevereiro de 2026. Foi traduzida e republicada pelo Poder360 sob acordo mĂștuo de compartilhamento de conteĂșdo.
