Chile: comunista e extremista de direita empatam em pesquisas pós-debate presidencial
Jeannette Jara, ex-ministra do governo Boric, apresenta pequena vantagem sobre José Antonio Kast, representante de posições ultraconservadoras.

Três pesquisas conduzidas após o primeiro debate eleitoral entre os candidatos à presidência nas eleições no Chile indicaram uma manutenção do cenário de empate técnico entre Jeannette Jara, ex-ministra do governo de Gabriel Boric e candidata do Partido Comunista, e José Antonio Kast, do Partido Republicano, representante da extrema direita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em duas ocasiões, a candidata comunista lidera com pequena margem em relação ao extremista. Isso ocorreu na avaliação da consultora Criteria, onde Jara obteve 29% das intenções de voto, contra 27% de Kast. A terceira colocada é Evelyn Matthei, do partido União Democrata Independente, também de direita, com 13%.
Em outra pesquisa, conduzida pelo instituto Cadem, Jara obteve 26% das intenções de voto, Kast alcançou 25% e Matthei ficou com 18%.
Contudo, em uma das medições, conduzida pela consultora Panel Ciudadano, Jara e Kast, houve um empate entre Jara e Kast com 24% das intenções, e Matthei obteve 16%.
Jeannette Jara, do Partido Comunista, e José Antonio Kast, do Partido Republicano, estão na liderança das pesquisas eleitorais no Chile. Reprodução de tela / El Mostrador
Leia também:

O Kremlin afirma que, ao oferecer suporte à Ucrânia, a OTAN está “de fato em guerra com a Rússia”

Trump declara que os EUA buscam conflito armado na Venezuela; Trump anuncia novo ataque a embarcação

Na ONU, relatório acusa Israel de cometer genocídio em Gaza e responsabiliza Netanyahu pelo massacre
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Medições discrepantes
Além disso, duas pesquisas conduzidas após o debate revelaram disparidades significativas, porém com resultados distintos.
A pesquisa da LCN aponta Jara com 36,2%, mais de dez pontos percentuais à frente de Kast, que registra 24,7%. Matthei apresenta 20,2%.
A B&W lidera com 31,6% de votos e uma diferença de quase seis pontos em relação a Jara, que alcança 25,7%, e Matthei, com 17,9%.
Lembre-se que a primeira volta das eleições presidenciais chilenas será no dia 16 de novembro. Se for requerido um segundo turno, este ocorrerá em 14 de dezembro.
Fonte por: Brasil de Fato