Chile: Coalizão de Direita Fortalece Governo de Novo Presidente em 2026

Chile elege coalizão favorável ao novo presidente. Presidente, do Partido Republicano, terá governabilidade facilitada a partir de 11/03/2026. Coalizão de direita fortalece-se no Congresso

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Chile Elege Coalizão Favorável para Novo Presidente

O presidente eleito do Chile, representando o Partido Republicano e posições de direita, terá uma governabilidade mais facilitada em seu mandato, que iniciará em 11 de março de 2026. Essa perspectiva se deve ao fortalecimento das coalizões de direita nas últimas eleições legislativas, realizadas em 16 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A coalizão liderada por José Kast, do partido “Mudança Pelo Chile”, obteve um aumento significativo de representação. Passou de 19 para 42 deputados e de 2 para 7 senadores. Paralelamente, a coalizão da candidata derrotada no segundo turno também expandiu sua força, elevando-se de 53 para 61 deputados e de 17 para 20 senadores, superando o grupo de Kast em ambas as Casas do Congresso.

Apesar desse cenário, as demais coalizões de direita garantirão o apoio necessário para o presidente eleito. A nova composição do Congresso, com os novos congressistas tomando posse em 11 de março de 2026, junto com Kast, marca o início de um novo ciclo político no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A dinâmica do Poder Legislativo se torna mais complexa, com um cenário mais polarizado. O crescimento das representações de esquerda e de direita, em detrimento das forças políticas de centro na Câmara dos Deputados e no Senado, exigirá maior articulação e negociação por parte do novo governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile