ChatGPT lança ferramenta de controle parental: veja como usar

Elon Musk lança ferramenta com opções de limite de horários e bloqueio de imagens sensíveis.

01/10/2025 15:10

1 min de leitura

ChatGPT lança ferramenta de controle parental: veja como usar
(Imagem de reprodução da internet).

OpenAI Lança Nova Ferramenta de Controle Parental para ChatGPT

A OpenAI anunciou recentemente o lançamento de uma nova funcionalidade de controle parental, projetada para auxiliar pais e responsáveis no gerenciamento do acesso de adolescentes ao ChatGPT. A iniciativa visa oferecer maior segurança e proteção aos jovens usuários, permitindo que os pais ajustem as configurações do aplicativo de acordo com suas necessidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ferramenta permite a implementação de diversas proteções, incluindo a redução de conteúdo potencialmente prejudicial, como desafios virais, representações sexuais, ideais de beleza inatingíveis e cenas de violência. Essa medida busca minimizar a exposição dos adolescentes a conteúdos que podem ser considerados inadequados ou prejudiciais.

Os pais terão a flexibilidade de desativar a proteção parental quando desejarem, mas os usuários adolescentes não poderão alterar as configurações. Além disso, a ferramenta de controle parental emitirá alertas caso detecte sinais de que o adolescente possa estar em risco de autolesão, através de notificações por e-mail, mensagem e push.

A OpenAI também está desenvolvendo uma funcionalidade de previsão de idade, com o objetivo de evitar fraudes e aplicar automaticamente as configurações de regulação de conteúdo adequadas para cada usuário. Para ativar a proteção, os pais devem seguir os passos em Configurações > Controle Parental e convidar o menor de idade para aceitar a vinculação das contas.

As opções de controle incluem a definição de horários de silêncio, a desativação do modo de voz, a remoção da memória para evitar o armazenamento de conversas e a proibição da geração de imagens. A opção de não participar do treinamento de modelos também estará disponível, garantindo que as interações dos adolescentes não sejam utilizadas para aprimorar os modelos de IA.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):