Chanel e Dior lideram grande reformulação na Semana de Moda de Paris

Paris recebe desfiles deslumbrantes por nove dias, com encerramento em 7 de outubro, seguindo Nova York, Londres e Milão.

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(Imagem de reprodução da internet).

Semana de Moda de Paris: Renovação Criativa e Novos Estilistas

A Semana de Moda de Paris inicia-se na segunda-feira (29), marcando uma reformulação criativa no setor. Uma série de novos estilistas foram contratados para impulsionar as vendas de marcas renomadas como Chanel, Christian Dior e outras.

Varejistas, a imprensa de moda, modelos e celebridades se concentram na capital francesa, representando a última etapa de um mês de desfiles que apresentarão novas estreias na Chanel e na Dior. Ambas as casas de moda apostam em estilistas que construíram bases de fãs leais em marcas menores, incluindo a Balenciaga.

“Há um alto nível de empolgação” em torno dos recomeços criativos, afirmou Erwan Rambourg, analista do HSBC.

Novos Estilistas e Estratégias na Chanel e Dior

A Chanel, cujas vendas diminuíram 4% no ano passado, escolheu o ex-estilista da Bottega Veneta, Matthieu Blazy, de 41 anos, para liderar os projetos da casa de moda francesa, conhecida por seu logotipo C entrelaçado. Blazy ocupa um cargo que só foi preenchido por Karl Lagerfeld e Virginie Viard após a morte de Lagerfeld em 2019.

Já a Dior, de propriedade da LVMH, cujas vendas também apresentaram queda este ano, selecionou Jonathan Anderson, também de 41 anos. O estilista irlandês veio da Loewe, assumindo uma função combinada de moda masculina e feminina.

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Campanha da Dior e Tendências do Setor

Anderson, que apresentou a moda masculina em junho, mostrou novos estilos para mulheres por meio de uma campanha publicitária que apresenta Greta Lee relaxando em um castelo, usando maquiagem mínima, alfaiataria feminina e uma camisa de rugby em tons pastéis suaves.

Desde o fim do boom pós-pandemia, o setor tem enfrentado uma queda prolongada, o que provocou uma onda de mudanças na administração e na direção criativa. As marcas estão lidando com um “certo cansaço” por parte dos compradores.

Expectativas e Próximos Desfiles

Os aumentos de preços, que impulsionaram o lucro de marcas como Chanel, Dior e Vuitton nos últimos anos, pesaram sobre o apetite por bolsas, especialmente de clientes menos abastados. Os executivos esperam que os novos estilistas renovem o interesse pelas roupas de grife.

“Eles finalmente estão entendendo e agora veremos a evidência desse movimento”, disse Rambourg. O primeiro desfile feminino de Anderson será realizado em 1º de outubro. A estreia de Blazy na Chanel será em 6 de outubro no local preferido de Lagerfeld, o Grand Palais.

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