Rebatendo Críticas e Propondo Alternativas: CEO do Nubank Apresenta Argumentos
O CEO do Nubank, Ricardo Vélez, respondeu a críticas sobre a tributação das fintechs, afirmando que a instituição financeira é a que mais paga impostos no Brasil. Em entrevista, Vélez rebateu as alegações, defendendo que o debate tributário deveria se concentrar na taxa efetiva de impostos, e não na CSLL (Contribuição sobre a Renda de Pessoa Jurídica).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele também sugeriu uma alternativa: estabelecer uma taxa efetiva mínima de 17,5% para todas as instituições financeiras.
Possibilidade de Aquisição e Proposta de Taxa Mínima
Questionado sobre a possibilidade de o Nubank adquirir um banco no país para obter uma licença bancária e, consequentemente, conseguir crédito tributário, Vélez admitiu que “é possível”. Ele enfatizou que a empresa possui um histórico de total conformidade com as regulamentações, anunciando que buscaria essa opção através de aquisição ou solicitação de licença do zero.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta de taxa mínima de 17,5% visa eliminar as diversas formas pelas quais as instituições financeiras tradicionais conseguem reduzir sua carga tributária.
Argumentos sobre a Taxa Efetiva e Impacto no Nubank
Vélez argumentou que, devido à sua operação relativamente recente no Brasil, o Nubank não possui os mesmos mecanismos de abatemiento de impostos que os bancos tradicionais. Ele citou dados de 2025, onde o Nubank teria sido a instituição financeira que mais pagou impostos no país, com uma taxa efetiva de 32%, em comparação com a média dos bancos de 12%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O CEO ressaltou que o foco do governo, se busca aumentar a arrecadação, deveria ser na taxa efetiva, que é o que todas as instituições estão pagando.
Contribuições do Nubank para o Sistema Financeiro Brasileiro
Além de apresentar suas propostas, Vélez destacou as contribuições do Nubank para o sistema financeiro brasileiro. Em 12 anos, a empresa trouxe concorrência ao país e incluiu mais de 110 milhões de pessoas no sistema financeiro, agregando valor à sociedade.
O lucro líquido do Nubank no terceiro trimestre de 2025 foi de US$ 782,7 milhões, um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2024, representando o maior lucro da história da empresa. O balanço completo está disponível em formato PDF (7 MB).
