Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Cultura
  3. Celebração do Festival de Cinema Ambiental começa nesta quinta-feira (4) com programação gratuita na Chapada Diamantina

Celebração do Festival de Cinema Ambiental começa nesta quinta-feira (4) com programação gratuita na Chapada Diamantina

Até 13 de maio, Facine apresenta mais de 40 obras que também podem ser visualizadas online.

Por: redacao

04/09/2025 19:23

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A terceira edição do Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina iniciará nesta quinta-feira (4) e se estenderá até o dia 13 de setembro. A mostra reúne mais de 40 filmes de 17 estados brasileiros que tratam da preservação ambiental, da valorização dos saberes ancestrais e da relação vital entre povo e território.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das sessões presenciais, divididas em 14 municípios da Chapada, as produções também podem ser assistidas gratuitamente de forma virtual.

O Facine apresenta seis amostras temáticas – Recordar, Resistir, Regenerar, Reflorestar, Retomar e Recaatingar – que organizam os 43 filmes selecionados pela curadoria. As obras, além de dialogarem sob perspectivas diversas sobre os enfrentamentos diante da destruição do meio ambiente, também tratam sobre os caminhos de resistência e regeneração mesmo diante das ameaças.

Os filmes evidenciam a relação entre a degradação ambiental e a perda de identidade cultural e territorial, e dão voz a povos originários, quilombolas, rurais e ribeirinhos, cujas memórias e visões ancestrais indicam caminhos para superar o cenário atual de destruição.

Itinerário e atividades

Durante dez dias, catorze cidades da Chapada Diamantina promoverão exposições, atividades culturais e oficinas, estabelecendo um espaço de troca entre os produtores, a comunidade e o público. No último dia, o Facine realizará uma ação de plantio de mudas nativas na comunidade Tapuya, em Seabra. Já em Igatu, o festival promoverá a Caminhada Ecológica no dia 11 de setembro, com a participação da raizeira, artista e liderança local Tuninha. Mais do que apresentar filmes, o festival se propõe a ser uma roda de partilha que conecta história, cultura, ensinamentos e denúncias por meio da linguagem audiovisual.

Leia também:

Ação Coletiva Visa Impedir Fusão de Warner Bros. Discovery e Netflix por US$ 72 Bilhões

Ação Coletiva Visa Impedir Fusão de Warner Bros. Discovery e Netflix por US$ 72 Bilhões

Beyoncé Ajuiza Processo Contra Filme “Dark Horse” por Uso de Música “Survivor”

Beyoncé Ajuiza Processo Contra Filme “Dark Horse” por Uso de Música “Survivor”

Sated-SP Investiga Condições de Trabalho em “Dark Horse” com Bolsonaro

Sated-SP Investiga Condições de Trabalho em “Dark Horse” com Bolsonaro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serão 43 filmes e documentários representando 17 estados brasileiros das cinco regiões, incluindo as produções da efervescente Chapada Diamantina. Ao valorizar essas vozes, o Facine reforça a importância do cinema como instrumento de reflexão e transformação, capaz não apenas de oferecer respostas, mas sobretudo de contribuir para formular perguntas essenciais para a criação de um modelo socioambiental pautado na reconexão entre gente e lugar.

As exibições ocorrerão presencialmente nas cidades de Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra e Utinga. Os locais de exibição incluem teatros, escolas, associações e sindicatos, universidades, pontos de cultura, bibliotecas, galerias e espaços em comunidades rurais, quilombolas e territórios indígenas, visando alcançar um público cada vez maior e mais diverso. Além dos espaços físicos, os filmes estarão disponíveis para visualização online através da plataforma de streaming Bombozila.

O Festival

O Facine foi concebido para impulsionar o setor de cinema e audiovisual na Chapada Diamantina, ampliando as discussões sobre questões socioambientais por meio de produções audiovisuais, debates e oficinas. A abrangência se destina a descentralizar a programação e, assim, estabelecer uma rede de exibição que responda às necessidades das instituições e organizações da região.

Com mais de 70 filmes na programação e um público de cerca de dez mil espectadores, considerando as exibições online e sessões presenciais, o festival já contabiliza um volume expressivo. A programação completa da edição de 2025 pode ser consultada no site do festival.

Serviço:

O quê: Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina. Data: 4 a 13 de setembro. Local: Presencial em 14 cidades da Chapada Diamantina; online via plataforma Bombozila. Valor: Gratuito (sessões presenciais e virtuais).

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Chapada DiamantinaFestival de Cinema AmbientalPreservação Ambiental
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Deputado Glauber Braga é Retirado à Força da Câmara dos Deputados em Brasília

09/12/2025 21:15 | 1 min de leitura

● TikTok revela surpresa com “Pretty Little Baby” e sucesso do Katseye em 2025

09/12/2025 21:04 | 1 min de leitura

● TikTok revela surpresa com “Pretty Little Baby” e ascensão do Katseye em 2025

09/12/2025 21:05 | 1 min de leitura

● TikTok: Hit de 1962 “Pretty Little Baby” Domina Ranking de 2025

09/12/2025 21:06 | 1 min de leitura

● Deputado Glauber Braga Ocupa Cadeira na Câmara em Protesto e Gera Íntenso Clima

09/12/2025 21:07 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!