CE Investiga Preferências do Google em Resultados de Busca – Multas Possíveis

Comissão Europeia investiga Google por favorecer veículos em resultados de busca. A CE analisa alegações de discriminação via DMAA. Alphabet enfrenta novas acusações e multas históricas

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(Imagem de reprodução da internet).

CE Investiga Alegações de Preferência do Google em Resultados de Busca

A Comissão Europeia (CE) iniciou uma investigação sobre a Alphabet, controladora do Google, devido a acusações de que a empresa favorece determinados veículos de comunicação nos resultados de suas buscas. A análise, reportada na quarta-feira, 12 de novembro de 2025, por uma fonte não identificada, surge a partir de alegações de que a Alphabet rebaixou sites que publicam conteúdos promocionais de terceiros, considerados uma fonte relevante de receita para alguns grupos de mídia.

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Investigação sob o DMA

A investigação será conduzida em conformidade com o Digital Markets Act (DMA), legislação europeia criada para limitar o poder de grandes plataformas digitais e impedir práticas consideradas discriminatórias contra empresas que dependem desses serviços.

Em caso de descumprimento das normas estabelecidas pelo DMA, a Alphabet poderá enfrentar multas de até 10% do seu faturamento global.

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Histórico de Investigações da CE

A Alphabet já enfrenta outras investigações da CE relacionadas à lei do DMA. As alegações incluem suspeitas de favorecer seus próprios serviços no buscador e de dificultar que desenvolvedores direcionem consumidores a ofertas externas à loja de aplicativos da empresa.

A CE já havia imposto multas significativas à Alphabet em investigações anteriores.

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Multas Anteriores da CE

Em 2018, a CE multou a Alphabet em 2,95 bilhões de euros por práticas de publicidade em buscas. Em 2019, a empresa foi multada em 1,49 bilhão de euros por abuso de sua posição de domínio no mercado da publicidade online. A CE não emitiu declarações sobre a nova investigação.

Resposta da Alphabet

A Alphabet afirma que usuários relatam práticas como “parasite SEO” ou “site reputation abuse”, quando sites reconhecidos permitem a publicação de material de baixa qualidade. A empresa adota políticas de combate a spam, com revisão e processo de reconsideração definido para responsáveis por páginas afetadas.

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