CBF muda calendário do Brasileirão 2026: início em janeiro e duração anual

CBF muda calendário do futebol nacional com novas alterações nesta quarta-feira.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Mudanças no Calendário do Futebol Brasileiro Anunciadas pela CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou recentemente uma série de alterações no calendário do futebol brasileiro para o período de 2026 a 2029. Essas mudanças visam otimizar o planejamento das competições e acomodar eventos internacionais, como a Copa do Mundo, que será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México.

Principais Alterações

Uma das principais mudanças é o início da Série A do Campeonato Brasileiro, que agora começará em 28 de janeiro e se estenderá até 2 de dezembro. Além disso, os campeonatos estaduais serão encurtados, passando de 16 para 11 datas, com duração de 11 de janeiro a 8 de março. As federações locais se encarregam de adaptar o formato de seus respectivos torneios.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil também sofrerá alterações significativas. O número de partidas aumentará de 122 para 155, com um aumento de 92 para 126 clubes. A duração do torneio será de 18 de fevereiro a 6 de dezembro. Os clubes da Série A ganharão vagas diretas na 5ª fase, com jogos em formato de ida e volta, exceto na final, que será em jogo único.

Séries Rebaixadas

As Séries B e C também terão mudanças graduais. A Série B começará em 21 de março e terminará em 28 de novembro, mantendo o formato atual. Já a Série C terá um aumento gradual no número de clubes, com 20 clubes em 2026, mas apenas dois rebaixados. Em 2027, o formato será de 24 clubes com apenas dois rebaixados, e a partir de 2028, o formato será de 28 clubes, com dois grupos de 14 clubes, e seis clubes rebaixados para a Série D.

Série D

A Série D será ampliada de 64 para 96 clubes, começando em 5 de abril e terminando em 13 de setembro. Cada clube terá um mínimo de 10 a 14 partidas pelo torneio, com um máximo de 22 jogos para os finalistas.

LEIA TAMBÉM!

Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste não terá mais clubes que disputarem torneios da Conmebol (Libertadores e Copa Sul-Americana), com 20 clubes na disputa, de 25 de março a 7 de junho. Também serão criadas a Copa Norte e a Copa Centro Oeste.

Copa Verde

A Copa Verde terá um aumento significativo no número de partidas, passando de 30 para 70 jogos, sem a participação de clubes que disputam torneios da Conmebol. A competição marca o retorno da Copa Norte e a criação da Copa Centro Oeste.

Copa Sul-Sudeste

A Copa Sul-Sudeste também terá mudanças, com 12 clubes na disputa, de 25 de março a 7 de junho, e 42 partidas no total, sem a participação de clubes que disputam torneios da Conmebol.

Sair da versão mobile