CBF Adota Sistema de Impedimento Semiautomático para o Campeonato Brasileiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, a implementação de um sistema de impedimento semiautomático a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026. O anúncio foi feito durante a reunião inaugural do Grupo de Trabalho (GT) de Arbitragem, realizada na sede da confederação no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sistema entrará em funcionamento no dia 28 de janeiro, conforme o cronograma estabelecido. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da CBF para modernizar a arbitragem no Brasil. O grupo de trabalho contará com a participação de representantes de clubes e federações.
Investimentos em Capacitação e Treinamento
A CBF tem intensificado seus investimentos em capacitação e treinamento para árbitros. A iniciativa inclui programas de educação continuada, treinamentos físicos e teóricos, áreas que não recebiam atenção significativa nos últimos anos. O objetivo é elevar o nível da arbitragem no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cronograma de Implementação
O sistema de impedimento semiautomático será testado em rodadas finais do atual Brasileirão e nas decisões da Copa do Brasil em 2025. O Grupo de Trabalho continuará se reunindo nos próximos dois meses para discutir outras questões relacionadas à arbitragem brasileira, além do sistema confirmado para 2026.
Reunião Inaugural do GT de Arbitragem
A reunião inaugural do Grupo de Trabalho contou com a presença de representantes de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O foco inicial foi a apresentação do funcionamento do sistema de impedimento semiautomático. A CBF busca o envolvimento dos clubes nas discussões e decisões relacionadas à arbitragem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
