Castro Neto (PSD-PI) e Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) solicitaram reedição do processo, alterando a disposição anterior.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (21), o sorteio dos deputados Moses Rodrigues (União-CE) e Josenildo (PDT-AP) para compor a lista tríplice que conduzirá a análise do pedido de suspensão dos mandatos de parlamentares envolvidos em um incidente na Casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O incidente ocorreu em protesto à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O sorteio foi refeito após as solicitações de Castro Neto (PSD-PI) e Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) para remover nomes previamente designados da lista. Agora, além de Moses e Josenildo, o deputado Albuquerque (Republicanos-RR) também poderá ocupar a relatoria.
A escolha final caberá ao presidente do Conselho de Ética, Fabio Schiochet (União-SC). A etapa representa a primeira fase da tramitação da representação contra os deputados.
A representação, com sugestão de punições, foi enviada pela Corregedoria da Câmara, liderada pelo deputado Diego Coronel (PSD-BA). Os deputados Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS) foram os alvos do pedido de suspensão do mandato por 30 dias.
Os deputados tentaram impedir fisicamente o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de retomar a votação de propostas legislativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as regras do Conselho de Ética, apenas parlamentares que não compartilham o mesmo partido ou Estado de Eduardo, ou que não são do mesmo partido de quem fez a representação, podem integrar a relatoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.