Deputados PL Cassados do Congresso Nacional
O presidente da Câmara dos Deputados, (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, a cassação dos mandatos dos deputados (PL-RJ) e (PL-SP). A formalização da decisão ainda depende do parecer da Mesa Diretora do Congresso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada pelo líder do PL na Câmara, (RJ).
O comunicado oficial sobre a medida ainda não foi publicado no Diário da Câmara. A decisão ocorre em um contexto de investigações envolvendo o filho do ex-presidente (PL), que se encontra nos Estados Unidos desde fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso do filho do ex-presidente se deve ao excesso de faltas em sessões parlamentares. Já o deputado Delegado Ramagem teve o pedido de cassação determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após ser condenado por envolvimento em tentativas de golpe político.
O líder do PL na Câmara, (RJ), expressou sua preocupação com a situação, afirmando que a cassação dos mandatos sem o voto da Mesa Diretora representa um “esvaziamento da soberania do Parlamento”. Ele argumentou que a medida retira o direito de debate do plenário e transforma a Mesa em um instrumento de validação de pressões externas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O líder do PL também destacou que a cassação dos mandatos sem o voto da Mesa Diretora impede a representação de milhões de eleitores que apoiaram Eduardo Bolsonaro e Delegado Ramagem. Ele criticou a situação como uma distorção do sistema democrático, na qual decisões judiciais e administrativas podem sobrepor-se à vontade popular.
O deputado enfatizou que o partido continuará defendendo os direitos de todos os parlamentares e brasileiros que se encontram no exterior, vítimas de perseguição política. Ele alertou que a situação pode se estender a qualquer parlamentar que não se submeta às decisões consideradas questionáveis.
