A Casas Bahia (BHIA3) e o Mercado Livre (MELI34) anunciaram uma parceria estratégica com o objetivo de aumentar as vendas da varejista no marketplace do Mercado Livre. A colaboração entrará em vigor a partir de 1º de novembro, período de grande movimento no comércio, incluindo a Black Friday.
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A iniciativa visa expandir os canais de venda da Casas Bahia, consolidando sua posição como líder no mercado brasileiro de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, através de um modelo omnichannel. A varejista já possui um marketplace próprio, com um crescimento de 16,2% no volume de vendas (GMV) no segundo trimestre.
As empresas estabelecerão estruturas de distribuição compartilhadas. A Casas Bahia, com sua extensa rede de 1.100 lojas e 30 centros de distribuição, utilizará, em algumas regiões, a infraestrutura do Mercado Livre para otimizar custos e agilizar as entregas.
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Maurício Grandeza, consultor de varejo com experiência no Mercado Livre, destaca que a parceria é benéfica para ambas as empresas. Ele comenta: “A Casas Bahia ficou bem para trás nessa parte digital. E para o Meli parece um ótimo negócio, porque os ‘sellers’ do market place são micro e médias empresas com dificuldades de entregar produtos grandes”. Grandeza também aponta um risco: “A maioria das transportadoras não gostam de entregar esse tipo de produto, porque amassa, quebra. A Casas Bahia tem isso resolvido”.
Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, acredita que a parceria representa um novo marco para o e-commerce de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis no país. No entanto, ele expressa preocupação com a possível dependência da Casas Bahia a longo prazo. Grandeza complementa, afirmando que a parceria pode se tornar uma “morfina”, gerando uma dependência arriscada para a varejista.
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A Casas Bahia passou por um processo de reestruturação financeira e ajustes operacionais, buscando melhorar sua rentabilidade. A empresa converteu R$ 1,6 bilhão em dívidas em ações, com a Mapa Capital assumindo 85,5% do capital da empresa. A gestora possui três assentos no conselho da varejista, de um total de sete.
